Equipamentos hospitalares e as funções dos cabos

23 de janeiro de 2020 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Equipamentos hospitalares e as funções dos cabos

Para atender com qualidade os pacientes, hospitais devem ter equipamentos adequados e modernos. No entanto, os cabos, que permitem aos aparelhos funcionarem, bem como transmitir dados entre si, também são de fundamental importância.

Tem interesse no assunto e quer saber mais sobre equipamentos hospitalares e as funções dos cabos? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira informações pertinentes ao tema.

  • Importância dos cabos para equipamentos hospitalares
  • Cuidados na hora de instalar os cabos em hospitais

Importância dos cabos para equipamentos hospitalares

Cabos que conectam aparelhos à energia elétrica são indispensáveis em qualquer lugar, afinal, apenas com a sua adequada instalação é que podem fazer com que os mesmos funcionem. Da mesma forma, os cabos especiais garantem a transmissão de dados entre as máquinas.

Porém, quando falamos em equipamentos hospitalares, o assunto é ainda mais importante. Isso porque, em hospitais, os aparelhos podem ajudar uma pessoa a permanecer viva e auxiliam na realização de diagnósticos e tratamentos, entre outras funções.

Isso quer dizer que os cabos devem trabalhar com total eficiência, de modo que não ocorram interrupções na transmissão de dados, nem por conta de falhas no sistema nem para que haja constantes manutenções. Isso poderia prejudicar muitos pacientes.

Além disso, diferente do que se pode imaginar, em tempos de Wi-Fi, o uso de cabos é o que garante uma maior confiabilidade para o sistema, pois com eles a rede fica isolada. Assim, não se torna vulnerável como as redes sem fio, suscetíveis à ação de pessoas mal-intencionadas.

Nesse sentido, cabos especiais produzidos de acordo com normas técnicas evitam ainda o atraso nas respostas do sistema e a lentidão no envio das informações. De modo semelhante, os cabos oferecem maior disponibilidade de sinal, já que estão sempre funcionando, bem como com mais velocidade devido à maior taxa de transferência.

Os cabos especiais blindados também estão menos sujeitos às interferências, causadas por ruídos externos, que podem atrapalhar os procedimentos médicos. Com isso, os equipamentos hospitalares nunca deixam médicos e pacientes em risco.

Cuidados na hora de instalar os cabos em hospitais

Além de contar com cabos adequados para o bom funcionamento dos equipamentos hospitalares, é essencial que tenham qualidade e sejam bem instalados. Para tanto, exige-se a realização de um projeto apropriado, que siga as normas vigentes.

Nesse projeto, deve-se levar em conta o tamanho das informações, ou seja, a quantidade de dados que é transmitida pela rede. Afinal, além de bancos de dados com informações de muitos pacientes, há imagens, como as de raio X, que são geradas e analisadas pelos médicos.

Com a escolha certa dos cabos e sua correta instalação, portanto, o sistema atua com alto desempenho, reduzindo a necessidade de manutenções frequentes. Por consequência, gasta-se menos também.

É importante dizer que os cuidados com equipamentos hospitalares servem para todos os setores do local, incluindo administração e consultórios. Por fim, recomenda-se que todos os cabos sejam identificados, o que contribui em muito com as manutenções.

Confira mais um artigo sobre automação e comunicação entre diversos aparelhos, em nosso artigo Você sabe o que é a Indústria 4.0?

Se você busca cabos para equipamentos hospitalares de alta qualidade, entre em contato com a Sparflex, especialista no setor. Ligue para o telefone (11) 2535-8900 ou envie uma mensagem pelo www.sparflex.com.br/contato.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação