O que é um cabo RCA e para que ele serve?

30 de janeiro de 2020 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > O que é um cabo RCA e para que ele serve?

Muita gente conhece o cabo RCA por causa dos aparelhos de DVDs, televisores e aparelhos de som. 

 

Pode ser que muitos não o conheçam pelo nome de cabo RCA, mas se falarmos “aquele cabo com 3 pontas”, então a história é outra.

 

Mas o famoso cabo de aparelhos de DVD ou “cabo de áudio e vídeo” (AV) tem um uso que é muito mais amplo. E hoje explicaremos o que é e para que ele serve.

 

Breve história do cabo RCA

 

RCA é uma sigla para “Radio Corporation of America” que era o nome da empresa que desenvolveu esse cabo na década de 1.940. O objetivo é fazer a conexão entre tocadores mono e amplificadores.

 

Devido a esse tipo de cabo oferecer uma qualidade de áudio excelente, com uma fidelidade de sinal elevada, ele se tornou padrão para muitos sistemas de sons.

 

Quando você pluga o cabo macho na entrada fêmea do equipamento o sinal já é transmitido antes mesmo do cabo RCA ser totalmente conectado. Assim, há interferências quando ele não está completamente conectado e você pode usar isso como um indicador para quando algo assim acontecer.

 

Onde esse tipo de cabo é utilizado?

 

Hoje em dia o cabo RCA é utilizado para conectar equipamentos como mesas de som, interfaces de áudio, caixas de som, entre outros.

 

Você pode usá-lo para conectar a saída da sua interface de áudio na entrada dos seus monitores. Ou pode usá-lo para ligar um aparelho de DVD na sua mesa de som. Há também como usá-lo no sistema de som do seu carro, entre outros.

 

É bastante comum também encontramos esse tipo de cabo de áudio sendo utilizado em módulos de áudio.

 

O RCA é um cabo também utilizado em câmeras de vídeo, nesse caso eles são conhecidos como cabos AV.

 

Outros equipamentos que também fazem uso desse cabo são projetores de vídeo, placas de vídeo de computadores, televisores e em aparelhos de som.

 

A importância de cabos de qualidade

 

Cabos fabricados com materiais de baixa qualidade podem prejudicar a qualidade do seu som. Sem contar que eles acabam se danificando mais rapidamente, tendo oxidação, fios partindo, etc.

 

Logo, investir num bom cabo RCA é mais do que necessário se você quer ter um produto que durará muito mais tempo e que não te dará tanta dor de cabeça.

 

Temos um artigo aqui no blog onde falamos sobre como os cabos RCA blindados eliminam ruídos no seu som.

 

Bons cabos RCA precisam ser blindados e com revestimento. A blindagem ajuda a eliminar os ruídos causados por interferências externas, enquanto que o revestimento confere boa durabilidade e torna o cabo mais flexível, o que é indispensável para uma instalação em locais apertados, como os módulos de som de carros, por exemplo. 

 

Outra característica dos cabos de qualidade é que eles contam com condutor de cobre OFCH que são livres de oxigênio e possuem uma condutividade térmica muito maior.

Gostou do artigo? O blog da Sparflex tem muito mais conteúdo para você que quer ter a melhor qualidade no seu som. Confira mais dicas sobre sonorização.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação