Dicas para cantar bem

25 de março de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Dicas para cantar bem

Você quer melhorar sua voz? A gente trouxe aqui algumas dicas para cantar bem que envolvem exercícios e também cuidados com sua voz.

Essas dicas te ajudarão a melhorar a qualidade da sua voz, a ter mais potência e a cantar afinado também. Cabe aqui dizer que elas independem do seu nível como cantor, ou seja, qualquer pessoa pode (e deve) seguir essas dicas. Vamos conhecê-las!

 

Faça exercícios de aquecimento

Do mesmo modo que uma pessoa quando vai para a academia, antes de começar o treino precisa fazer um aquecimento para preparar os músculos, a voz também precisa do aquecimento vocal.

Esses exercícios envolvem treinos para relaxar a musculatura da boca, tais como abrir e fechar a boca, colocar a língua para fora, simular mastigação, etc. Bem como, envolvem também exercícios de dicção com palavras como: bola, cola, mola, paralelepípedo, entre outras. Ou usar “trrrrr” e “brrrrrrr”.

Mas há ainda os exercícios para aquecer a voz usando as escalas musicais, executando qualquer letra, por exemplo: solfejar a escala de dó (dó, ré, mi, fá, sol, lá si e dó) usando os próprios nomes das notas ou usando um lá, lá, lá….

 

Desaquecer depois de cantar

Muitos focam apenas no aquecimento vocal, esquecendo-se que o desaquecimento é outra das dicas para cantar bem. Para isso, execute escalas de trás para frente, faça bocejos, etc.

 

Dicas para cantar bem: exercícios para controlar a projeção vocal

Se você tem dificuldade para controlar sua potência vocal, esses exercícios aqui te ajudarão.

O primeiro deles é pegar uma folha de papel de cerca de 5 centímetros (quadrada) e colocá-la contra a parede e tentar mantê-la ali apenas soprando. Mas você deve manter uma distância de 15 centímetros entre a folha de papel e sua boca.

 

Treine com um instrumento musical

Você tem um violão, guitarra, teclado? Use seu instrumento para fazer os chamados vocalizes ou treinar usando as escalas. Toque cada nota e vá tentando repetir o som com sua voz.

Pode ser difícil no começo, caso você tenha problemas com afinação, mas não desista. Pratique esse e outros exercícios de canto todos os dias para obter resultados.

Temos aqui um artigo onde apresentamos 5 exercícios vocais para cantar melhor. Vale a pena dar uma conferida.

 

Consumir bastante água

Manter as pregas vocais hidratadas é algo fundamental. E isso você consegue ao consumir bastante água durante o dia. Também, quando estiver cantando, umedeça a garganta, mantenha sempre uma garrafinha de água por perto.

 

Evite essas coisas

Fumo, consumo de álcool, refrigerantes, entre outras coisas nocivas para sua saúde e sua saúde vocal. A voz precisa de cuidados para se manter sempre bem.

Essas coisas que citamos acima podem afetar suas pregas vocais e sua saúde como um todo, o que também resulta em danos a voz.

 

Busque ajuda de um especialista

Se você estiver cantando forçando a garganta, com a voz rouca ou sentindo dor, procure um otorrinolaringologista. Esse especialista avaliará se há algo de errado com sua voz ao realizar alguns exames.

Pode haver problemas como tensão vocal ou pode ser algo mais grave, mas apenas um especialista poderá realizar um diagnóstico.

Também, busque orientação de um fonoaudiólogo para saber se o problema é porque você está usando sua voz de modo errado.

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando os conteúdos no blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação