Vendas industriais: 5 dicas para uma melhor performance

8 de abril de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Vendas industriais: 5 dicas para uma melhor performance

As vendas no setor da indústria podem ser complexas. Elas acontecem, em geral, para outras empresas, com necessidades bem específicas, sendo que nem sempre são periódicas. Dessa maneira, a equipe de vendas deve estar em sintonia com a dinâmica dos nichos que atende.

Além dessas, existem outras particularidades e a melhor forma de manter as finanças da empresa em dia é conquistando um maior número de clientes. Afinal, a matéria-prima não pode ficar parada no estoque, tampouco a produção, pois os gastos com impostos não param.

Portanto, os responsáveis por vender devem inovar. Mas como? Para saber continue lendo este artigo e confira as 5 dicas para uma melhor performance das vendas industriais, que ajudam a deixar o processo mais fácil e assertivo.

 

Tenha um banco de dados próprio

Uma das principais dicas de vendas industriais é contar com um banco de dados próprio e se você ainda não o possui está na hora de criá-lo. Para tanto, basta organizar os seus contatos, incluindo as principais informações.

Caso já o possua, vale a pena verificar se os dados estão atualizados. Além disso, o banco de dados pode crescer com a inclusão de novos clientes em potencial, o que pode ser feito pesquisando listas de associações, mailing de eventos, etc., a depender do nicho no qual a sua indústria atua.

 

Crie uma estratégia de pré-venda

Depois de atualizar o banco de dados, é importante verificar quais contatos realmente pertencem ao seu público-alvo. Para tanto, pode-se criar uma estratégia de pré-venda, na qual um profissional responsável deve verificar se é vantajoso iniciar uma comunicação com cada contato.

Assim, a equipe de vendas recebe uma lista de empresas para prospectar. Isso evita perder muito tempo investindo em um contato que em seguida se descobre que não é relevante para a sua indústria.

 

Defina a melhor maneira de abordar o cliente

Para as vendas industriais obterem o sucesso esperado, outra dica é analisar a melhor maneira de abordar um cliente. O primeiro contato deve ser assertivo para aumentar as chances de conversão.

Mostrar que o vendedor conhece a empresa que está prospectando, por exemplo, é um jeito de ganhar a confiança do cliente em potencial. Além disso, é preciso que a equipe se organize, para que não haja ligações excessivas a um mesmo prospect. E mais, saiba quando desistir de um contato.

 

Prospecte em um determinado nicho de mercado

Indústrias possuem o diferencial de normalmente atenderem a um nicho específico de outras empresas. Por essa razão, prospectar clientes pode parecer algo bem limitado, mas existem formas de ampliar a atuação.

Entre elas, participar de eventos da sua área e fazer uso das redes. Além disso, é essencial que a indústria conheça muito bem as necessidades do seu público e crie soluções inovadoras para se destacar.

 

Faça uso das adequadas ferramentas de prospecção

Mais uma dica para aumentar as vendas industriais é utilizar ferramentas adequadas ao prospectar. Um sistema ERP, por exemplo, além de contribuir como um todo para a empresa, consegue cruzar dados e ajudar a equipe de vendas a entender o melhor momento de contatar um cliente e realizar uma venda.

Também existem outras ferramentas úteis, que podem variar conforme o nicho da indústria. De todo o modo, a internet é uma grande aliada, inclusive, o marketing digital, que garante maior visibilidade, conquista de novos clientes e conversão de vendas.

 

Além das dicas passadas, descubra mais sobre o atendimento virtual, que auxilia nas vendas industriais.

 

Você que deseja favorecer suas vendas pode contar com os cabos da Sparflex, que garantem bons processos de fabricação. Para isso, entre em contato com os especialistas através dos seguintes canais:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação