O atendimento virtual auxiliando nas vendas da indústria

20 de junho de 2019 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > O atendimento virtual auxiliando nas vendas da indústria

Os novos hábitos de consumo afetam empresas do mundo todo, incluindo as indústrias que precisam se adaptar com consumidores mais conectados e que utilizam o meio virtual com maior frequência. Nesse mercado, é importante entender a importância de novas formas de comunicação com seu cliente final, principalmente pelo atendimento virtual, que possibilita uma conversa mais rápida e sem ruídos, facilitando assim o processo de resolução de dúvidas e, consequentemente, o fechamento de vendas.

 

No texto de hoje, iremos discutir a importância do atendimento virtual, destacando as principais maneiras que ele pode ser efetuado e as características de cada um desses meios de comunicação, além de detalhar as vantagens que esse tipo de comunicação pode trazer para o seu negócio e para o processo de atendimento ao cliente. Confira!

Conheça os diferentes tipos de atendimento virtual

Existem diferentes ferramentas e programas que podem ser utilizados para fazer o atendimento virtual de seus clientes, cada uma delas conta com características próprias e é importante conhecer o funcionamento e as peculiaridades de cada uma delas. Os principais meios de atendimento virtual são:

 

• Chat no site: O chat de site é uma das ferramentas mais comuns de atendimento virtual. Ele geralmente pode ser aberto pelo próprio consumidor que possui alguma dúvida sobre algum dos produtos oferecidos pela empresa, prazo de entrega ou possui alguma pergunta sobre um pedido já realizado. Esse método é muito eficiente, já que soluciona o problema do consumidorimediatamente, sem dar tempo dele trocar de página ou mudar de ideia com relação a compra que será efetuada. O atendente que está fornecendo esse atendimento, precisa ter acesso aos diferentes dados e perguntas frequentes que os consumidores fazem, respondendo e solucionando dúvidas de maneira imediata.

 

• Chat automático em site: Existem alguns sites que optam pelo chat automático, ou os chamados chatbots.  Esses chats contam com algumas programações para resolver perguntas frequentes, e ajudam no atendimento ao cliente, porém, é importante que exista um acompanhamento por parte dos responsáveis pela empresa, evitando assim que a dúvida do cliente não seja solucionada ou respondendo algo mais complexo que não esteja na programação do chatbot. É importante evitar que os chatbots fiquem importunando os clientes ou aparecendo com muita frequência, o que pode acabar atrapalhando a experiência do cliente enquanto visita o site.

 

• Chat nas redes sociais: O chat em redes sociais como Facebook e Linkedin é um dos meios mais utilizados para comunicação entre clientes e empresa. O profissional responsável por esse atendimento precisa contar com experiência na área e no atendimento virtual, garantindo que a dúvida do cliente seja sanada o mais rápido possível. Os comentários em posts também precisam ser respondidos rapidamente, evitando que qualquer situação se torne uma crise ou saia do controle.

 

• Aplicativos: Skype, hangout, zoom e outros aplicativos também podem ser utilizados para o atendimento virtual. Essas ferramentas são conhecidas por sua capacidade de fazer chamadas em vídeo e por isso a empresa precisa investir em alguns pontos, como qualidade de câmera, microfone e na própria qualidade de internet. Esses aplicativos são particularmente úteis para a indústria, já que podem ser utilizados para reuniões remotas com clientes, possibilitando o fechamento de negócios e até atendimentos mais completos.

 

• Whatsapp: O atendimento virtual com Whatsapp vem ganhando muita força. Por ser uma ferramenta muito versátil e utilizada comumente por pessoas do mundo inteiro, sua utilização acaba possibilitando que o consumidor tire dúvidas de diversas maneiras. É importante treinar sua equipe de vendas, garantindo que os detalhes sejam fornecidos de maneira correta e evitando ruídos na comunicação.

Principais vantagens do atendimento virtual

O atendimento virtual oferece diversas vantagens, sendo as principais delas:

 

• Gravar conversa para verificação depois;

 

• Perguntas e respostas com maior velocidade, facilitando o processo de compra;

 

• Deixa o consumidor mais confortável do que utilizar telefone;

 

• É gratuito para o consumidor.

 

Sempre tenha em mente que é necessário capacitar sua equipe, garantindo assim a eficiência do atendimento virtual.

 

Como você percebeu, a tecnologia está aí para nos auxiliar nos processos de trabalho. E para que sua empresa tenha ainda mais tecnologia, conte com os cabos da Sparflex. Entre em contato com um dos nossos especialistas e faça seu orçamento. 

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação