Como fazer o controle de vendas em sua loja de cabos

27 de junho de 2019 por na categoria Revenda com 0 e 0
Home > Blog > Revenda > Como fazer o controle de vendas em sua loja de cabos

Quando pensamos no sucesso de lojas e revendas em geral, a primeira coisa que vem em nossas mentes é a necessidade de um bom treinamento e da qualidade do atendimento fornecido pelos vendedores nos diferentes canais de comunicação disponíveis. Porém, existem outros fatores que são importantes para garantir que a empresa faça negócios cada vez mais certeiros e invista em produtos que dão o retorno adequado. Sendo assim, o controle de vendas é tão importante quanto a qualidade do serviço prestado.

Entenda o controle de vendas e seus benefícios

De maneira geral, fazer um controle de vendas simples é relativamente fácil. O empresário e sua equipe precisam apenas desenvolver um sistema para dar baixa nas peças vendidas, garantindo assim um controle detalhado de quanto produto ainda possui em estoque e quantos já foram vendidos em um determinado período de tempo. Porém, existem ferramentas mais complexas e softwares desenvolvidos justamente para garantir que o empresário tenha mais informações e consiga saber detalhes de cada um dos produtos vendidos. Entre as informações oferecidas por esses tipo de software, podemos destacar:

 

• Canal em que a venda é realizada: Esse dado de controle de vendas é extremamento útil para empresas com múltiplos canais de relacionamento e fechamento de venda. Aqui é possível identificar os hábitos de consumo para cada um de seus produtos. Alguns itens terão características próprias, contando com mais fechamento no site do que na loja física por exemplo. Sendo assim, o controle de vendas permite que a empresa dedique mais publicidade e treinamento para um de seus canais específicos.

 

• Vendedor que converteu mais vendas de determinado produto: Assim como a informação anterior, esse dado do controle de vendas permite que sejam verificados os vendedores que se destacaram na venda de determinado produto. Esse dado pode ser utilizado no momento de promover alguém para chefiar um setor ou ainda propor treinamentos entre os próprios membros da equipe.

 

• Tempo médio de cada venda: Nem todos os softwares vão possibilitar esse tipo de controle, mas se essa informação estiver disponível, é interessante observar quantos contatos o vendedor precisa fazer antes do fechamento da venda e em média quanto tempo isso leva.

 

• Tempo médio que o produto passou em seu estoque: Alguns produtos vão contar com uma rotatividade bastante elevada, enquanto outros podem passar mais tempo em seu estoque. Essa informação do controle de vendas é interessante, já que ela determina quanto tempo vai demorar para você lucrar com a mercadoria, podendo impactar inclusive na viabilidade do produto em questão.

 

• Quais itens são vendidos juntos: Esse dado pode ser utilizado para diversos fins, incluindo campanhas de marketing que abordem os dois produtos. Além disso, essa informação pode ser utilizada para definir o perfil de seu consumidor e comprar produtos mais focados para agregar valor nas compras realizadas por ele.

 

Esses são alguns dos dados que podem ser obtidos por softwares que fazem um controle de vendas adequado. Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, vamos falar das vantagens que o controle de vendas pode oferecer para o seu negócio.

Principais vantagens do controle de vendas para sua empresa

Sem dúvida a principal utilização do controle de vendas para sua empresa é com relação ao controle de estoque. Fazendo um controle de estoque adequado é possível garantir que as compras que sua empresa faz com seu fornecedor sejam sempre certeiras, diminuindo a probabilidade de que falte algo em sua revenda de cabos, ou que você faça compras equivocadas. Com o tempo, o controle de vendas pode inclusive basear novas estratégias de mercado, como compra de novos tipos de produtos ou investimento em novo segmento que tenha relevância para o seu público-alvo. É importante criar a cultura em todos os membros da empresa para o cuidado adequado com o estoque, e principalmente que todas as vendas sejam feitas via sistema, evitando assim furos que podem trazer prejuízo e atrasos em seus processos.

 

Como você viu, o controle de vendas é de extrema importância para sua revenda. E para ter os melhores cabos do Brasil, você pode contar com a Sparflex. Entre em contato com nossa equipe.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação