As trilhas de filmes anos 80 que marcaram uma geração

13 de junho de 2019 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > As trilhas de filmes anos 80 que marcaram uma geração

Como já dissemos em outro artigo aqui no nosso blog, os anos 80 se tornaram uma referência cultural, principalmente na música. E como não podia deixar de ser, o cinema soube se aproveitar muito bem dessa situação, com filmes que se tornaram clássicos, não só pela história, mas também por causa das trilhas sonoras. Os filmes anos 80, como De Volta Para o Futuro, Flashdance, Os Caça-Fantasmas, entre tantos outros, tiveram o privilégio de contar com músicas inesquecíveis. Então vamos fazer uma viagem no tempo e relembrar algumas das mais famosas trilhas sonoras de filmes anos 80!

 

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) – 1984

A música tema, interpretada por Ray Parker Jr., chegou a ganhar o primeiro lugar na Billboard e a ser indicada ao Oscar de melhor canção original. O clip também ficou em primeiro lugar na MTV.

 

A grande sacada é que a música segue o mesmo estilo do filme, ou seja, engraçada e com toques de terror.

Dirty Dancing – Ritmo Quente (Dirty Dancing) – 1987

Uma das trilhas sonoras mais vendidas na época, que chegou a ser incluída na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame. As músicas recriam o clima romântico do filme, com a participação do especialista em trilhas sonoras Bill Medley. Patrick Swayze, ator principal do filme, também solta a voz em She’s Like the Wind.

De Volta Para o Futuro (Back to the Future) – 1985

Um dos maiores filmes dos anos 80, De Volta Para o Futuro também trouxe de volta um grande clássico dos anos 50, Johnny B. Goode. E a trilha sonora ainda é repleta de grandes sucessos, como The Power of Love, interpretada por Huey Lewis and The News.

Flashdance – Em Ritmo de Embalo (Flashdance) – 1983

A música tema do filme, Flashdance… What a Feeling, interpretada por Irene Cara, ganhou o Oscar de melhor canção original. Toda a trilha fez muito sucesso, contando com músicas de Kim Carnes, Donna Summer e Michael Sembello.

Xanadu (Xanadu) – 1980

Olivia Newton-John e Electric Light Orchestra são os grandes intérpretes de uma das trilhas sonoras mais famosas dos anos 80. A fama não se deve apenas às músicas, mas principalmente porque elas se tornaram uma das principais influências para o estilo de trilhas sonoras nos anos 80.

Top Gun – Ases Indomáveis (Top Gun) – 1986

Aqui está um verdadeiro sucesso. A trilha de Top Gun recebeu muitos prêmios, incluindo 4 Oscars, 1 Grammy e 1 Globo de Ouro. Take My Breath Away, interpretada por Berlin, se tornou um marco na música internacional. E a trilha também conta com dois grandes especialistas em criar músicas para filmes: Giorgio Moroder e Kenny Loggins

Footloose – Ritmo Louco (Footloose) – 1984

A trilha de Footloose também foi incluída na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame. Com a participação de nomes de peso como Kenny Loggins, Bonnie Tyler, Sammy Hagar, Ann Wilson e Mike Reno, a trilha era tocada incansavelmente em festas nos anos 80.

Fama (Fame) – 1980

Os filmes de Alan Parker sempre tiverem trilhas sonoras de impacto. E Fama não fica atrás. Apesar do estilo musical ainda não ser o que iria imperar nas trilhas sonoras no decorrer da década de 80, ainda assim sua influência foi muito forte.

Labirinto – A Magia do Tempo (Labyrinth) – 1986

A participação de David Bowie em Labirinto não podia ficar só na parte de ator. Como compositor, ao lado de Trevor Jones, Bowie criou um dos grandes clássicos das trilhas sonoras de filmes anos 80. A atmosfera dessa trilha é de pura magia, principalmente nas faixas instrumentais de Trevor Jones. E As The World Falls Down acabou se tornando uma das músicas mais famosas de Bowie.

La Bamba (La Bamba) – 1987

La Bamba é um filme biográfico que conta a história de Ritchie Valens,que morreu em um trágico acidente de avião que também tirou a vida de Big Bopper e Buddy Holly. A trilha sonora tem alguns dos sucessos de Valens interpretados pelos Los Lobos, e se tornou um grande sucesso mundial.

Pink Floyd – The Wall (Pink Floyd – The Wall) – 1982

E para encerrar nossa lista, vem outro filme dirigido por Alan Parker. Diferente dos outros filmes apresentados aqui, The Wall foi baseado no álbum lançado pelo Pink Floyd, em 1979. Como o álbum conta a história completa de Pink, um personagem fictício, Parker achou a ideia interessante e resolveu contar a história na tela. Nem é preciso falar que Another Brick in the Wall – Part II, se tornou um verdadeiro hino.

 

E é isso, pessoal! Apresentamos aqui apenas algumas das melhores trilhas de filmes anos 80. Você pode indicar outras nos comentários! E aproveite para seguir o Blog da Sparflex, para ver outros artigos interessantes. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação