Corda de guitarra: os diferentes tipos e como escolher a ideal para você

10 de fevereiro de 2022 por na categoria Áudio com 2 e 0
Home > Blog > Áudio > Corda de guitarra: os diferentes tipos e como escolher a ideal para você

Vai trocar de corda de guitarra? Veja antes esse pequeno guia sobre os diferentes tipos de cordas e aprenda a escolher bem.

É importante saber que o tipo do encordoamento que for utilizar na sua guitarra interfere na qualidade e características sonoras, assim como na tocabilidade. É por isso que nem sempre uma corda que é boa para seu amigo pode ser para você.

Há quem goste de usar cordas de calibres maiores e outros menores, pelo conforto ou timbre. Vamos então conhecer alguns aspectos importantes nessa escolha.

 

É importante considerar seus objetivos com o instrumento

A sua guitarra será usada apenas para estudo ou você a utiliza também para apresentações ao vivo? Definir isso é importante para saber sobre o nível de prioridade e o quanto você pode investir na compra das cordas.

Desse modo, o que existe aqui não é o melhor encordoamento para guitarra, mas sim o melhor que atenda às suas necessidades.

Mas a escolha leva em consideração aspectos como: o material das cordas, o calibre e também o tipo.

 

Não deixe também de conferir o artigo onde trazemos a lista dos guitarristas mais influentes de todos os tempos.

 

Sobre o material da corda de guitarra

Uma guitarra possui três cordas apenas possuindo o núcleo (essas são as mais finas) e outras três contendo o núcleo e um revestimento (os bordões, as cordas mais graves). As cordas são fabricadas em ligas metálicas.

Dentre os principais materiais utilizados na fabricação das cordas de guitarra temos o níquel, aço, titânio, cobalto e ouro. Cada um desses possui suas características que proporcionam timbres distintos (e preços variados também).

As cordas de aço, por exemplo, contam com mais sustain e brilho, já as de níquel possuem um som mais encorpado. É comum que as cordas lisas sejam feitas de aço, assim como o núcleo das revestidas também.

 

O calibre das cordas

A espessura das cordas (calibre) também interfere na sonoridade que se obtém com o instrumento musical. Veja alguns exemplos a seguir para entender.

Cordas com calibre Light são mais versáteis e também confortáveis de tocar, proporcionando um som encorpado, sendo perfeitas para tocar rock e blues. E elas veem descritas como “.010 / .046”, sendo os calibres da primeira e da sexta corda.

Enquanto isso, as cordas Heavy são mais espessas, oferecendo uma sonoridade mais forte e com presença, porém elas podem interferir em quem quer executar solos com mais velocidade. Elas são descritas com “.012 /.054”.

Extra Super Light = .008 / .038: são cordas mais leves e indicadas para quem precisa de velocidade nos solos, contudo há maior risco das cordas arrebentarem.

Super Light = .009 / .042: também um encordoamento leve e indicado para guitarristas que precisam de mais agilidade ao executar os solos.

Medium — .011 / .050: guitarristas de jazz e blues gostam bastante dessas cordas porque elas possuem uma sonoridade mais pesada, mas os bends e tappings tornam-se mais difíceis com elas.

Hard Heavy = 0.013 / 0.056: apenas guitarristas com bastante preparo físico nas mãos podem tocar usando essas cordas, correndo-se o risco de lesões, pois elas são muito pesadas e bastante desconfortáveis para quem não possui esse preparo.

 

Os tipos de revestimentos de corda de guitarra

Agora falando sobre o revestimento que a corda pode ter, há três tipos distintos, sendo eles:

– Roundwound: bom sustain, bom ataque, timbre com brilho e confere uma sonoridade mais aberta, sendo esse o tipo mais comum de revestimento para cordas de guitarra ou violão;

– Flatwound: a sonoridade obtida com cordas usando esse revestimento é menos brilhante, pois a construção dele é mais plana, contudo tem um som mais encorpado;

– Half Round (ou Halfwound): mistura características do revestimento roundwound e flatwound. Com esse revestimento se terá uma corda de guitarra com som encorpado e brilho, contudo sem muito destaque.

E na hora de escolher sua guitarra, saiba que a qualidade dos cabos também interfere na sonoridade.

A Sparflex, maior fabricante de cabos de guitarra do Brasil, traz cabos para sua guitarra com elevada qualidade, com transmissão rápida e limpa do sinal de áudio. Confira mais em nossa loja virtual: https://loja.sparflex.com.br/

2 comentários

  • Silvana
    on 4 de março de 2022 Responder

    Descobri alergia a Níquel e cobalto recentemente em meu filho. A alergista recomenda esquecer e parar de tocar instrumentos de corda, mas ouvi num grupo de alérgicos que existe cordas em ouro 24K. Vocês poderiam me indicar como conseguir comprar ??? Grata

    • Autor
      Sparflex Fios e Cabos Especiais
      on 9 de março de 2022 Responder

      Olá, Silvana! Como vai?

      Espero que seu filho esteja bem, e que a alergia seja controlada!

      Tem uma empresa que pode ter as cordas de ouro. O site é https://www.alfibras.com/

      Caso eles não tenham, procure na Google por “cordas de guitarra de ouro 24k”. Tem lojas que vendem sim.

      Espero ter ajudado!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação