Home > Blog > Áudio > Corda de guitarra: os diferentes tipos e como escolher a ideal para você
Vai trocar de corda de guitarra? Veja antes esse pequeno guia sobre os diferentes tipos de cordas e aprenda a escolher bem.
É importante saber que o tipo do encordoamento que for utilizar na sua guitarra interfere na qualidade e características sonoras, assim como na tocabilidade. É por isso que nem sempre uma corda que é boa para seu amigo pode ser para você.
Há quem goste de usar cordas de calibres maiores e outros menores, pelo conforto ou timbre. Vamos então conhecer alguns aspectos importantes nessa escolha.
É importante considerar seus objetivos com o instrumento
A sua guitarra será usada apenas para estudo ou você a utiliza também para apresentações ao vivo? Definir isso é importante para saber sobre o nível de prioridade e o quanto você pode investir na compra das cordas.
Desse modo, o que existe aqui não é o melhor encordoamento para guitarra, mas sim o melhor que atenda às suas necessidades.
Mas a escolha leva em consideração aspectos como: o material das cordas, o calibre e também o tipo.
Uma guitarra possui três cordas apenas possuindo o núcleo (essas são as mais finas) e outras três contendo o núcleo e um revestimento (os bordões, as cordas mais graves). As cordas são fabricadas em ligas metálicas.
Dentre os principais materiais utilizados na fabricação das cordas de guitarra temos o níquel, aço, titânio, cobalto e ouro. Cada um desses possui suas características que proporcionam timbres distintos (e preços variados também).
As cordas de aço, por exemplo, contam com mais sustain e brilho, já as de níquel possuem um som mais encorpado. É comum que as cordas lisas sejam feitas de aço, assim como o núcleo das revestidas também.
O calibre das cordas
A espessura das cordas (calibre) também interfere na sonoridade que se obtém com o instrumento musical. Veja alguns exemplos a seguir para entender.
Cordas com calibre Light são mais versáteis e também confortáveis de tocar, proporcionando um som encorpado, sendo perfeitas para tocar rock e blues. E elas veem descritas como “.010 / .046”, sendo os calibres da primeira e da sexta corda.
Enquanto isso, as cordas Heavy são mais espessas, oferecendo uma sonoridade mais forte e com presença, porém elas podem interferir em quem quer executar solos com mais velocidade. Elas são descritas com “.012 /.054”.
Extra Super Light = .008 / .038: são cordas mais leves e indicadas para quem precisa de velocidade nos solos, contudo há maior risco das cordas arrebentarem.
Super Light = .009 / .042: também um encordoamento leve e indicado para guitarristas que precisam de mais agilidade ao executar os solos.
Medium — .011 / .050: guitarristas de jazz e blues gostam bastante dessas cordas porque elas possuem uma sonoridade mais pesada, mas os bends e tappings tornam-se mais difíceis com elas.
Hard Heavy = 0.013 / 0.056: apenas guitarristas com bastante preparo físico nas mãos podem tocar usando essas cordas, correndo-se o risco de lesões, pois elas são muito pesadas e bastante desconfortáveis para quem não possui esse preparo.
Os tipos de revestimentos de corda de guitarra
Agora falando sobre o revestimento que a corda pode ter, há três tipos distintos, sendo eles:
– Roundwound: bom sustain, bom ataque, timbre com brilho e confere uma sonoridade mais aberta, sendo esse o tipo mais comum de revestimento para cordas de guitarra ou violão;
– Flatwound: a sonoridade obtida com cordas usando esse revestimento é menos brilhante, pois a construção dele é mais plana, contudo tem um som mais encorpado;
– Half Round (ou Halfwound): mistura características do revestimento roundwound e flatwound. Com esse revestimento se terá uma corda de guitarra com som encorpado e brilho, contudo sem muito destaque.
E na hora de escolher sua guitarra, saiba que a qualidade dos cabos também interfere na sonoridade.
A Sparflex, maior fabricante de cabos de guitarra do Brasil, traz cabos para sua guitarra com elevada qualidade, com transmissão rápida e limpa do sinal de áudio. Confira mais em nossa loja virtual: https://loja.sparflex.com.br/
Descobri alergia a Níquel e cobalto recentemente em meu filho. A alergista recomenda esquecer e parar de tocar instrumentos de corda, mas ouvi num grupo de alérgicos que existe cordas em ouro 24K. Vocês poderiam me indicar como conseguir comprar ??? Grata
Adicionar comentário