Cabo de controle blindado: onde ele deve ser usado?

17 de fevereiro de 2022 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Cabo de controle blindado: onde ele deve ser usado?

Existem cabos de controle blindados que exercem diferentes funções. Dessa maneira, eles podem controlar dados, potência, sinal e demais parâmetros e por serem blindados protegem os processos de interferências. Essas características são imprescindíveis, inclusive, na automação industrial.

Mas como funciona o cabo de controle blindado e onde ele deve ser usado? Para conferir a resposta a essa pergunta e esclarecer outras dívidas, continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é um cabo de controle blindado
  • Onde esses cabos podem ser usados

 

O que é um cabo de controle blindado

O cabo de controle blindado serve para controlar diferentes parâmetros, como sinal, dados e potência, para dar apenas alguns exemplos. Além disso, conta com o diferencial de reduzir ou até mesmo eliminar por completo as possíveis interferências eletromagnéticas a que está sujeito.

Afinal, em alguns lugares onde esses cabos são instalados, a exemplo de indústrias, é comum que haja esse tipo de interferência, que se origina em especial dos cabos de força. De todo o modo, a interferência pode prejudicar o adequado funcionamento dos equipamentos eletroeletrônicos.

Por consequência, ocorrem falhas na operação, prejudicando a segurança das instalações elétricas e a eficiência do processo produtivo. Ou seja, sem o cabo de controle blindado existe o risco de haver perda de sinal, erros nas transmissões e análise de dados, bem como defeitos em alarmes.

Se isso ocorrer, além de prejudicar a produção, pode haver prejuízos materiais e até humanos. Vale lembrar ainda que os raios, mesmo que caiam distante têm potencial para causar tensões e correntes induzidas nos condutores elétricos.

 

Onde esses cabos podem ser usados

O cabo de controle blindado pode ser utilizado em praticamente todos os lugares, sejam ambientes de trabalho ou até mesmo em residências. No entanto, torna-se obrigatório, principalmente, em locais onde é essencial evitar as interferências.

Afinal, elas podem atrapalhar os processos e levar a uma série de transtornos, inclusive, prejuízo financeiro. Nesse sentido, quanto mais uma indústria investir na automação industrial, onde as máquinas se comunicam umas com as outras por meio dos cabos de controle, mais é preciso ter esse cuidado.

Porém, até empresas de outros setores, que desejam garantir o desempenho das suas atividades podem investir no cabo de controle blindado. E residências, que buscam um alto desempenho dos seus aparelhos de áudio e vídeo, por exemplo, podem tomar a mesma precaução.

Além disso, é possível ter como referência que a importância do cabo blindado é maior quando ele operar em locais com baixas tensões, como 12, 24 e 48 volts. Outros exemplos da sua aplicação são na sinalização de equipamentos elétricos, indústrias petroquímicas, químicas e naval.

Circuitos de comando, subestações e usinas geradoras são demais lugares onde o cabo de controle blindado é um grande aliado dos processos. Quanto à blindagem, ela pode ser de alumínio ou cobre, sendo que pode ter ou não a base de poliéster. A melhor blindagem depende das especificações do seu uso.

 

Sobre automação industrial, que usa cabos de controle, você pode ver um outro artigo, que explica em detalhes o que é a Indústria 4.0.

 

Se você precisa de cabos de controle blindados, inclusive produzidos de acordo com seus projetos, pode comprar com a Sparflex. Use um dos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação