Cabos para instrumentos musicais: como escolher

27 de janeiro de 2022 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabos para instrumentos musicais: como escolher

Veja aqui quais elementos são importantes para se considerar ao escolher os cabos para instrumentos musicais.

Um cabo é mais do que um item para conectar seus instrumentos em mesas de som, caixas, cubos ou interfaces de áudio, ele é fundamental para proporcionar qualidade e fidelidade sonora.

É por isso que é importante que o músico saiba como identificar bons cabos de áudio para seus instrumentos musicais. Temos a seguir algumas dicas importantes para isso.

 

Como escolher os cabos para instrumentos musicais

Primeiro de tudo, escolha cabos que ofereçam confiabilidade, se os mesmos forem de procedência duvidosa, então você pode passar por muitas dificuldades em suas apresentações ao vivo ou gravações. Esse é um ponto importantíssimo.

Veja a seguir algumas coisas a considerar sobre as características de bons cabos de áudio.

 

Espessura do condutor

Um cabo é composto por plug, isolamento e condutor, sendo que o condutor precisa ser mais espesso. Um condutor com espessura de ao menos 0.30mm² é o ideal. Isso ajudará a transmitir o som de modo mais limpo.

Músicos com ouvidos mais apurados têm a capacidade de distinguir a qualidade do som de um cabo pela espessura do condutor (bitola) que é mais ou menos espesso. E a condução elétrica (o sinal de áudio passando pelos cabos) é favorecida com isso.

Os cabos para instrumentos musicais com maior espessura em seu condutor contam com maior vida útil também.

 

Isolamento dos cabos para instrumento musical

O isolamento é essencial para a durabilidade dos cabos. E aqui o material utilizado para o revestimento do condutor é um elemento essencial, sendo que há revestimentos emborrachados e também os que contam com isolamento em polietileno.

Há uso de material têxtil e de PVC para o revestimento, sendo que o uso de um ou outro não interfere na qualidade do som. Os cabos em PVC possibilitam maior flexibilidade, mas os em material têxtil são mais resistentes a dobras, ou seja, cada um possui as suas vantagens.

 

Plugs

São os plugs os responsáveis pelo contato dos condutores com as outras extremidades. Existem plugs com diferentes modelos e feitos com distintos materiais, mas os feitos em metal são os mais indicados, pois ajudam também a prevenir acidentes elétricos.

Veja também o revestimento do conector, pois é mais um elemento que pode interferir na qualidade do áudio.

O tipo de banho que os conectores recebem podem também fazer uma grande diferença na qualidade sonora, sendo que os banhados a ouro são os preferidos, sem contar que o ouro possui um tempo maior de oxidação, conseguindo preservar sua qualidade por mais tempo.

 

Cuidados com os cabos de áudio

A atenção com os cabos é outro ponto importante para manter sua qualidade, evitando ter que realizar a troca tão cedo. É por isso que recomendamos que confira também nosso artigo onde apresentamos 4 formas para conservar seus cabos de áudio.

 

Gostou deste artigo? Então continue acompanhando nossas atualizações.

 

Precisa de cabos de áudio? Visite agora a loja da Sparflex e conheça todos os que temos disponíveis para você: https://loja.sparflex.com.br/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação