O que é um Cabo Multivias e como ele funciona

20 de janeiro de 2022 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > O que é um Cabo Multivias e como ele funciona

Seja nas indústrias seja em demais ambientes empresariais e comerciais, a escolha dos cabos adequados para fornecer energia ou mesmo ligar máquinas e equipamentos é um ponto que deve receber muita atenção.

Afinal, hoje em dia, existe uma ampla variedade desses componentes, sendo que um é melhor do que outro para determinada aplicação. Entre eles, há o cabo multivias e se você quer saber mais sobre esse componente e como ele funciona, continue com a leitura deste artigo.

Nos tópicos a seguir você encontra informações pertinentes a seu respeito, como as suas características, os seus principais diferenciais e aplicações.

  • O que é o cabo multivias
  • Como funciona e aplicações

 

O que é o cabo multivias

O cabo multivias é um componente muito importante nas instalações industriais, uma vez que é bastante versátil nas aplicações de controle. Para tanto, existe uma grande variedade desses cabos, que devem ser escolhidos de acordo com as necessidades específicas da ocasião.

Diferente dos cabos de energia, esse produto é ideal para transmitir sinais de controle com menor intensidade de energia. Além disso, ele pode apresentar diferentes modelos de isolações e capas externas, mais um motivo para ser apropriado em ambientes industriais adversos.

Desse modo, há o cabo multivias do tipo controle blindado em fita de alumínio, em malha de cobre ou em fita de cobre. No entanto, quem precisa do componente sem blindagem também o encontra, o que pode ser mais propício para situações em que se quer diminuir o ruído.

Também é um componente que oferece alto nível de segurança, o que se dá pelo seu condutor de cobre com maior grau de pureza. Assim, o cabo multivias suporta tensão térmica em condições normais de curto circuito, resultando em maior proteção contra as formas de corrosão eletrolítica e química.

Ele pode receber ainda condutor nu ou condutor estanhado. De qualquer forma, na hora de adquiri-lo, é essencial buscar pelos produtos que oferecem maior nível de confiança, ou seja, que atendem às normas técnicas.

 

Como funciona e aplicações 

Quanto aos usos do cabo multivias, ele é adequado para a fiação de máquina-ferramenta, bem como para sistemas de transportadores, construção de máquinas e instalações e linhas de montagem e produção. Mas esses são apenas alguns exemplos da sua utilidade na indústria.

Além disso, o componente combina com aplicações flexíveis e estacionárias, oferecendo a vantagem extra de ser perfeito para manuseio e instalação, já que ele foi projetado justamente para ser fácil de utilizar. Também serve para aplicações de movimento contínuo, como correntes de arrasto.

E embora seja bastante comum a sua presença em instrumentação e automação, o cabo multivias se adéqua a outras situações. No entanto, é preciso avaliar os requisitos elétricos, bem como o ambiente para avaliar se ele é realmente uma opção segura para o dado momento.

Já a blindagem presente no cabo é ideal para aplicações onde há radiação eletromagnética, pois ela bloqueia essa radiação, evitando que haja interferência. Caso contrário, pode haver prejuízo da operação normal de instrumentos e equipamentos.

 

Aprofunde seu conhecimento sobre a Indústria 4.0

 

Quem precisa de cabos multivias pode entrar em contato com a Sparflex, que é a principal fabricante desses cabos no Brasil. Use os seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação