Cabo balanceado e desbalanceado: quais as diferenças?

30 de dezembro de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabo balanceado e desbalanceado: quais as diferenças?

Cabo balanceado e desbalanceado? Hoje vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas!

Os cabos desempenham um importante papel na qualidade de áudio do seu sistema de som.

E cada sistema pede um determinado tipo de cabo, por tanto, é essencial conhecer cada um deles e suas características.

Os cabos balanceados e desbalanceados, por exemplo, atuam no tipo de sinal. Basicamente, eles promovem um sinal balanceado ou desbalanceado e nas próximas linhas você entenderá o que é e como cada um funciona.

 

Cabo desbalanceado

Responsável pelo sinal desbalanceado, esse cabo possui um plugue com dois pinos que são conectados por fios, sendo revestido com um cabo. Dentro desse cabo os fios existentes são um fio de sinal e o outro é um fio malha (fio terra).

Um exemplo comum de cabo desbalanceado é o cabo P10 usado para guitarras, violões, etc.

É possível reconhecer (quase sempre) um cabo não-balanceado pela quantidade de condutores nos plugues. Como são dois fios e essa mesma quantidade precisa ser igual de um lado do cabo a outro, esse tipo de cabo possui apenas dois condutores no plugue.

A função do fio malha dentro do cabo é ajudar a conduzir o sinal, mas também proteger contra a captação de ruídos e interferências como o que é causado por lâmpadas, transformadores, transmissões de rádio, interferências de RF, entre outros.

Contudo, mesmo fazendo um bom trabalho para evitar a captação dessas interferências e ruídos, esse cabo acaba captando isso, pois os desbalanceados atuam como um receptor para os ruídos.

Está curtindo o artigo? Confira também 7 perguntas mais comuns sobre cabos de áudio.

Prosseguindo sobre os cabos balanceados, essa característica negativa deles faz com que o recomendado seja o uso de cabos assim mais curtos. E isso especialmente em locais com muitos ruídos e interferências ou onde o sinal seja de baixo nível.

 

Cabo balanceado

A principal característica física desse cabo é o tipo de plugue utilizado. No cabo balanceado há um plugue de três pinos que é conectado a três fios, sendo: dois fios de sinal e um terra.

O fio terra também envolve os dois fios de sinal, como acontece com o cabo não-balanceado. Esse fio terra é usado para proteger o cabo contra interferências.

Mas o que faz com que os cabos balanceados sejam ainda melhores quanto à proteção contra ruídos e interferências é o modo como os dois fios de sinal são utilizados.

O que acontece é que os fios de sinal enviam o sinal até o outro lado invertido. Ou seja, a polaridade é invertida e quando os sinais assim são somados há um cancelamento de fase (silencia-se do som). Funciona como a soma de números negativos com positivos (+5 mais – 5 gera 0).

Mas e o que acontece agora se o som foi silenciado?

Agora o aparelho para onde você enviará esse sinal tem a capacidade de inverter o sinal com a polaridade invertida. E assim ele ficará na sua orientação original.

Os dois fios receberam o mesmo sinal de ruído e inverter a polaridade fará com que o sinal chegue normal e chegue também o ruído com a polaridade invertida. Em suma, você terá o sinal de áudio e o ruído com cancelamento.

Essa característica faz com que os cabos de áudio balanceados sejam ótimos para sinais de baixo nível. Eles podem ser usados também mais longos (com mais de 15 metros). Os cabos XLR e os P10 estéreo são exemplos de cabos de áudio balanceados.

O artigo foi útil? Confira mais no blog da Sparflex.

Precisa de cabos de áudio para o seu sistema? Encontre-os na loja virtual da Sparflex

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação