O papel do cabo fotovoltaico em sistemas de energia solar

23 de dezembro de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > O papel do cabo fotovoltaico em sistemas de energia solar

A geração de energia elétrica por meio do sol é uma realidade cada vez mais comum no Brasil. Além de ser uma forma de economizar na conta de luz, a energia solar não é poluente como outras fontes e não causa nenhum impacto para o meio ambiente.

Já o seu funcionamento se dá por meio de diferentes equipamentos, assim como os painéis solares. Entre eles é possível destacar os cabos, que são essenciais para conectar os componentes e fazer o sistema de energia solar trabalhar de modo adequado.

E se você deseja entender melhor o papel do cabo fotovoltaico em sistemas de energia solar, continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • Importância do cabo fotovoltaico
  • Cabos fotovoltaicos para sistemas de energia solar

 

Importância do cabo fotovoltaico

Para fazer funcionar um sistema de energia solar, conhecido ainda como sistema fotovoltaico, é necessário que haja diferentes componentes. Todos eles são responsáveis por captar os raios do sol e convertê-los em energia elétrica, bem como abastecer a rede elétrica de residências e empresas.

Entre os seus componentes, destacam-se a presença dos já citados painéis solares, estrutura de suporte, inversores, controladores de carga, baterias e, claro, os cabos fotovoltaicos. Esses últimos têm o papel de conectar os componentes entre si, permitindo que a energia do sol captada possa ser utilizada.

A escolha do cabo fotovoltaico varia de acordo com o modelo de sistema, uma vez que conforme o local onde é instalado, é preciso que haja determinados componentes. Deve-se ainda optar por um cabo que atenda à distância existente entre os elementos do sistema.

O cabo fotovoltaico também exige materiais para que sejam devidamente fixados ao sistema, a exemplo das braçadeiras. Eles precisam ser resistentes às intempéries, como chuvas e ventos fortes.

 

Cabos fotovoltaicos para sistemas de energia solar

Em um sistema de energia solar, existem diferentes tipos de cabos fotovoltaicos. Um deles é o cabo de módulo ou de fileira, que é um tipo de cabo condutor e serve para evitar falhas e curto circuitos, para tanto, interliga os módulos individuais do gerador e a caixa de junção.

Isso quer dizer que o seu objetivo é o de possibilitar que a corrente, produzida pelos painéis, se encaminhe para o restante do sistema. Outro cabo fotovoltaico é o principal DC, que conecta a caixa de junção do gerador ao inversor.

Já que esse cabo é sensível à radiação ultravioleta que provém do sol, recomenda-se que a caixa de junção seja mantida em um local fechado. Se não for possível, esse tipo de cabo deve ser entubado a fim de garantir a sua integridade.

Outro cabo fotovoltaico é o chamado ramal AC, que serve para unir o inversor à rede receptora, o que é feito através de um equipamento de proteção. É importante que todos os cabos sejam de cobre e que possuam um isolamento termoplástico, uma vez que integram um sistema no qual incide calor.

Por conta da relevância dos diferentes tipos de cabo fotovoltaico, é fundamental adquirir materiais de alta qualidade e que sejam certificados pelo Inmetro.

 

Agora, veja outro artigo que explica a importância dos cabos de alarme de incêndio.

 

Se você que precisa de cabos fotovoltaicos, fale com a Sparflex, que produz esses cabos com tecnologia 100% nacional. Entre em contato pelos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação