Aprenda como tocar guitarra com a posição certa do polegar e dos outros dedos

21 de junho de 2018 por na categoria Áudio com 2 e 0
Home > Blog > Áudio > Aprenda como tocar guitarra com a posição certa do polegar e dos outros dedos

Se você está aprendendo ou já sabe como tocar guitarra, sempre é bom ver algumas técnicas para ser um guitarrista power e com saúde!

 

Quando alguém aprende a tocar um instrumento qualquer, pode correr o risco de criar alguns hábitos ruins, que tanto podem resultar em técnicas erradas quanto em problemas com sua saúde, como tendinite, por exemplo. E se você está aprendendo como tocar guitarra agora, ainda tem a questão da impaciência, que deve ser evitada sempre, para que você vá aprendendo aos poucos mas do jeito certo. Pense no que os grandes mestres da guitarra têm em comum e logo você vai descobrir que é a boa técnica. Mas pode ter certeza de que eles começaram treinando, tendo paciência e persistência, principalmente na época em que ainda estavam aprendendo. E com certeza esses mestres também tiveram a preocupação de cuidar da saúde, principalmente no sentido de evitar lesões graves.

E é esse ponto que vamos abordar neste artigo, com um cuidado sobre a posição do polegar e o uso dos outros dedos do jeito certo, para que você consiga tocar sem se machucar.

 

Um dos primeiros erros de uma pessoa que está começando a tocar guitarra, violão, baixo e outros instrumentos parecidos, é segurar o braço do instrumento com o polegar dobrado. Isso acontece porque ao pressionar as cordas, os dedos doem, e com o polegar dobrado, a sensação de dor diminui. Com o polegar dobrado, os outros dedos tendem a se encostar nas cordas com as pontas, ao invés da parte com as impressões digitais, que é o modo correto de tocar. E como as pontas dos dedos são mais fortes, você pode ter a impressão de que é mais fácil de tocar dessa forma, além de doer menos. Mas o que acontece de verdade é que esse jeito de tocar força os nervos e tendões da sua mão, e o aperto com o polegar causa um excesso de força errada que chega até a região do pescoço e omoplata. E se você persistir nesse jeito de tocar, pode lesionar o tendão, conseguindo uma dolorida tendinite! Alguns músicos chamam esse aperto com o polegar de “aperto da morte”!

 

Posição errada do polegar atrás do braço do instrumento

 

Já a posição correta é com o polegar por trás do braço do instrumento, sem fazer força para apertar o braço, e servindo mais como apoio para os outros dedos que estão trabalhando nas cordas. Essa posição também ajuda os outros dedos a usarem suas partes certas para pressionar as cordas, não apenas as pontas deles, mais perto da unhas. Nessa posição, os nervos e tendões conseguem trabalhar da maneira correta, sem causar esforços desnecessários. E como você já deve saber, essa área dos dedos é mais macia, e por isso ela dói mais do que as pontas dos dedos. O segredo é ir treinando, porque depois de um tempo você vai perceber a quantidade certa de força necessária para pressionar as cordas, a pele dos dedos vai ficar mais firme, e a dor desaparece.

 

Posição certa do polegar atrás do braço do instrumento

 

E para finalizar, experimente fazer 3 exercícios que evitam a tendinite em músicos, para que sua saúde fique sempre em dia!

2 comentários

  • lucas senna
    on 29 de outubro de 2018 Responder

    Muito bom ,excelente post .

    • Autor
      Sparflex Fios e Cabos Especiais
      on 7 de maio de 2019 Responder

      Lucas, muito obrigado pelo seu comentário! Aqui na Sparflex sempre criamos artigos que sejam interessantes para músicos e amantes da música. Continue lendo nosso blog, ok?

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação