Entenda como vender mais na era da internet

14 de junho de 2018 por na categoria Revenda com 0 e 0
Home > Blog > Revenda > Entenda como vender mais na era da internet

A internet mudou completamente a maneira que interagimos com o mundo e com o ambiente em nossa volta. Distâncias foram encurtadas, relações de trabalho foram reformuladas e até mesmo hábitos mudaram completamente.

 

Uma das principais mudanças aconteceram com relação aos hábitos do consumidor, que antigamente tinha pouco acesso a produtos novos e pouca informação com relação à qualidade, preço e outros dados relacionados ao produto que pretendia comprar. Por isso é necessário conhecer os novos hábitos do consumidor e aprender como vender mais na era da internet.

Como funciona o comportamento do consumidor na era da internet

Se antigamente a única fonte de conhecimento disponível para o consumidor era o próprio vendedor da loja, que atuava como um especialista, dando informações relacionadas ao produto e como utilizá-lo, hoje em dia é bem diferente.

 

O consumidor geralmente começa tendo interesse em um produto específico e busca no Google conhecer mais sobre o mesmo. Em alguns casos é possível que o consumidor ainda não tenha nem mesmo definido uma marca e apenas procure pela descrição básica do item que pretende comprar.

 

Depois de encontrar o produto que procura, o consumidor começa a pesquisar por problemas relacionados ao mesmo e eventuais reclamações que os consumidores possam ter com relação ao próprio produto, ou até mesmo com a marca. Se o consumidor já estiver satisfeito e certo de que encontrou a marca e o produto que estava esperando, ele vai para a próxima fase, onde irá comparar preços entrediferentes locais que vendem o mesmo produto.

 

Com todas estas informações já mapeadas, o consumidor agora começa a comparar o preço de diferentes marcas e chega na conclusão de qual delas irá satisfazer suas necessidades e será apropriada para seu orçamento. Em alguns casos, o consumidor repete os passos anteriores para garantir que a nova marca encontrada oferece o que ele procura e espera do produto.

 

Por fim o consumidor define qual será o produto que irá comprar e compara preços entre lojas virtuais e outras lojas em sua região. Neste momento, informações relacionadas ao frete e tempo de entrega também influenciam na decisão de compra. 

Como vender mais na era da Internet

O vendedor que não está acompanhando as mudanças que estão acontecendo com relação ao comportamento do consumidor deve estar se perguntando, como vender mais na era da internet?

 

Apesar do cliente geralmente já possuir uma grande quantidade de informação, a compra não está garantida e precisa ser reforçada no ponto de venda. Sendo assim é necessário que o vendedor possua grande conhecimento com relação ao produto, principalmente com relação a cabos e outros materiais que exijam um conhecimento mais técnico. É necessário conhecer cada detalhe do produto para poder argumentar e dialogar com propriedade perante o consumidor, auxiliando assim na resolução de seu problema e concluindo com mais facilidade a venda.

 

Entendendo o comportamento do consumidor, o vendedor perceberá como vender mais na era da internet, e a reposta é: utilizando a tecnologia a seu favor!

 

Manter uma “agenda” atualizada com os dados de seus clientes, contatos e quais os itens ele costuma consumir pode ser uma boa opção para enviar informações relacionadas aos produtos, compartilhar as novidades de seus fornecedores e manter contato com seu cliente. Além disso o vendedor pode enviar informações que sejam relevantes ao consumidor, fazendo com que o cliente tenha uma proximidade maior com relação à marca.

 

O foco então para os vendedores deixa de ser como vender mais, e passa a ser como atender melhor meu cliente. Mantenha o contato constante e sempre que possível faça com que seu cliente se lembre das qualidades de sua loja e os motivos que diferenciam seus atendimentos em comparação aos concorrentes. 

 

Apesar de alguns desafios, a era da internet também trouxe grandes oportunidades. Você já conhece o programa de parceria da Sparflex? Clique aqui, cadastre sua empresa e receba benefícios exclusivos.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação