5 coisas para conferir antes de comprar seus cabos de áudio

7 de junho de 2018 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > 5 coisas para conferir antes de comprar seus cabos de áudio

Seja você um músico, cantor, palestrante, professor, enfim, alguém que use cabos de áudio, você com certeza sabe da importância da qualidade dos cabos, para que o som saia limpo, reproduzindo com exatidão os timbres. Algumas pessoas pensam de forma errada que cabos são todos iguais, mas não é bem assim. Seja na montagem dos cabos, nos materiais que os compõem ou nos cuidados durante a manufatura, os cabos apresentam algumas diferenças. E na hora de comprar um cabo, é importante você prestar atenção em 5 coisas essenciais, para ter um produto da melhor qualidade!

1. Onde será usado o cabo de áudio

Pode soar estranho, assim como algumas notas desafinadas! Mas é isso mesmo. Procure usar cabos específicos para os diversos instrumentos, como guitarra, baixo, teclado, microfone, etc. Alguns desses cabos de áudio possuem dimensões diferentes, justamente para se ajustarem ao timbre e potência de cada instrumento.

2. Atenção ao comprimento e grossura dos cabos de áudio

Existe um assunto sobre cabos que sempre levanta uma discussão: curto ou longo, fino ou grosso? Para alguns, tanto faz, mas para outros, faz toda a diferença. Via de regra, um cabo mais curto, apenas com o comprimento necessário, é melhor porque não ocupa tanto espaço, evita aquele emaranhado tropeçante nos palcos e, principalmente, porque o som viaja mais rápido do que em um cabo excessivamente longo. Sobre o calibre, também é melhor que ele seja mais grosso, para evitar rompimento das partes internas.

3. Componentes gerais

Qualquer cabo de áudio bom é feito com condutores em cobre (os fios internos do cabo), em especial os do tipo OFHC, que são livres de oxigênio, e com dimensionamento correto desses fios, nem a mais nem a menos. Os plugs são geralmente produzidos em latão, mas os melhores são os modelos banhados a ouro, por terem melhor condutividade elétrica. Já a capa externa protetora deve ser resistente, mas flexível. E também a solda que liga os plugs aos fios de cobre deve ser muito bem feita, tanto para garantir a boa condução do som quanto para evitar ruídos indesejáveis.

Claro que fica um pouco difícil ver a parte interna do cabo, ou mesmo saber se os materiais utilizados são de boa qualidade, mas você pode tirar essas dúvidas com os vendedores das lojas ou até mesmo na internet, através de fóruns voltados para músicos.

4. Garantia

A garantia é um aspecto muito importante para você analisar. Quanto mais longa melhor, é claro, mas aqui vale uma explicação. Quando um fabricante determina o prazo da garantia, ele o faz por saber que a qualidade do cabo é boa, caso contrário ele não correria risco de ter que trocar cabos com problemas!

5. Prazo de validade

Os cabos não têm prazo de validade, mas é uma boa ideia você verificar as condições gerais antes de comprar. Veja se a embalagem não está danificada, e também o cabo em si. Cabos que ficam muito tempo parados na prateleira podem sofrer com ferrugem. E pode ser que o cabo de áudio que você quer comprar tenha uma nova versão, que pode ser bem melhor.

É isso aí! Com essas dicas você pode ter maior certeza de que está comprando um cabo que vai te acompanhar por muito tempo, e com a melhor qualidade de som!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação