10 formas de como cantar bem e cuidar da sua voz

26 de abril de 2018 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > 10 formas de como cantar bem e cuidar da sua voz

Todo cantor sabe que sua voz é seu instrumento, e ela deve estar sempre boa, afinal esse instrumento não dá para trocar em casos de defeito! Por isso alguns cuidados com a voz são importantes. É o mesmo caso de manter um instrumento musical sempre em dia. Acompanhe as 10 formas para deixar sua voz em forma e como cantar bem.

 

Tome muito líquido

Prefira água, sucos naturais sem açúcar e água de coco. O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, de pouco em pouco, para manter sempre as cordas vocais hidratadas. E sempre que possível beba os líquidos em temperatura ambiente.

 

Coma maçã

Essa fruta, além de gostosa, possui ação adstringente que limpa a garganta, principalmente quando começa a formar muco e catarro.

 

Cuidado com o ar seco

Em épocas como o outono e inverno, o ar fica muito seco. O ar condicionado também contribui para essa secura. Então a melhor saída é usar um umidificador, para manter o ar sempre com umidade, o que evita o ressecamento da garganta.

 

Respire do jeito certo

O controle da respiração é de extrema importância. Treine inspirar contando até 3 e expirar contando até 6. Também é importante respirar pelo nariz, pois a respiração pela boca resseca a garganta e as cordas vocais.

 

Pare de pigarrear

Muitas pessoas acham que o pigarro elimina o catarro preso na garganta, mas o efeito é justamente o contrário. Ao invés de tentar expelir o catarro e outras secreções, tome água. Um ótimo solvente de secreções é o gengibre, que pode ser mastigado cru, seco ou em conserva.

 

Não fume

A fumaça do cigarro, junto com as substâncias tóxicas, danificam as cordas vocais e os pulmões, ou seja, tudo o que você precisa para ter uma voz boa. Com o passar do tempo, as cordas vocais dos fumantes perdem a elasticidade, provocando rouquidão e perda de potência na voz, o que exige maior esforço para cantar.

 

Curta a preguiça

Quando acordamos, é importante espreguiçar e bocejar, pois esses atos relaxam os músculos, inclusive do pescoço e da garganta, o que é ótimo para a voz.

 

Modere no álcool

O álcool afeta a voz de diversas maneiras. A mais comum é que o álcool tem efeito anestésico, o que deixa todo nosso corpo meio mole, e o mesmo acontece na garganta, causando uma voz embargada e que exige mais esforço, seja para falar ou cantar.

 

Modere também no café

O delicioso cafezinho também pode atrapalhar sua voz. A cafeína e o calor do café ressecam as cordas vocais, o mesmo efeito dos cigarros, e também podem causar acidez no estômago e azia. Evite tomar café pelo menos 4 horas antes de cantar, e tome bastante água para diluir a cafeína.

 

Controle sua voz

Seja um grito ou um sussurro, esses dois podem afetar sua voz. O que acontece é que tons mais altos ou mais baixos de voz podem causar nódulos por causa do esforço exagerado. O ideal é manter sempre o mesmo tom. Quando gritamos ou sussurramos, a vibração causada nas cordas vocais cria um choque entre elas.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação