O que é ERP e porquê sua indústria precisa desse sistema

25 de abril de 2019 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > O que é ERP e porquê sua indústria precisa desse sistema

Para que os gestores possuam um controle maior sobre sua linha de produção e sobre os processos desempenhados em sua empresa, é fundamental contar com  programas que verificam e ajudam na compreensão e no gerenciamento de diferentes tipos de dados. Os Enterprise Resource Planning, ou ERP, como são popularmente conhecidos, são sistemas de gestão integrada, podendo beneficiar empresas de diferentes tamanhos a melhorarem seus aspectos de gerenciamento. No texto de hoje discutiremos os detalhes dos ERP e quais os benefícios que ele oferece para os diferentes mercados. Acompanhe!

Entenda o que é ERP

A principal função do ERP é auxiliar com os processos da empresa, através da integração de informações de diferentes áreas que convergem para um entendimento mais claro sobre cada aspecto de seu negócio. Essa integração de dados de diferentes setores possibilita que o gestor tenha mais informações, podendo inclusive auxiliar nas tomadas de decisão e planejamento de ações futuras da empresa. Entre os principais dados que integram o ERP, você vai encontrar:

 

• Compras – Dados de compras de diferentes setores, incluindo compras de matéria-prima e outros materiais importantes para a linha de produção. O gestor aqui poderá avaliar se as compras estão constantes e se existe uma divergência entre a quantidade comprada com a quantidade vendida. Para revendas, aqui também vai constar a quantidade de produto adquirido e o gestor poderá verificar se sua saída está de acordo com o esperado.

 

• Vendas – Como mencionado anteriormente, o ERP possibilita que se verifique o volume de venda e compare esse dado com as compras de matéria-prima. É possível comparar também outros dados, como quantidade de itens produzidos e também quantidade de venda por mês, verificando se a empresa continua em uma crescente ou se a previsão é de queda nas vendas para um determinado período.

 

• Estoque – Permite a verificação e conferência remota do estoque, podendo ser comparado com os números de compras e de vendas para uma verificação mais rápida e fácil.

 

• Contabilidade e Fiscal – Possibilita que o gestor verifique dados como emissão de notas fiscais e até mesmo detalhes na gestão contábil de maneira muito mais simples e rápida.

 

• Material humano – Informações sobre a equipe, contendo dados importantes. Pode auxiliar na contratação de novas pessoas e até mesmo na promoção de membros da equipe.

 

• Produção – Com dados relacionados a quantidade de produção por dia, o gestor conseguirá planejar a prospecção de novos clientes, compra planejada de matéria-prima e até na contratação de novos funcionários. Os dados ganham ainda mais relevância quando comparados com as vendas da empresa e até mesmo a quantidade de produtos que se tem em estoque.

 

Como você pode perceber, os dados gerados pelo ERP são complementares e quando visualizados de maneira geral, podem oferecer um panorama muito mais certeiro sobre os diferentes setores da empresa, facilitando assim todo o processo de gestão. Além de possibilitar a conferência dessas diferentes informações, o ERP cria um banco de dados constante, permitindo que o gestor conte com números para comparação e avaliação dos processos futuros de sua empresa.

 

É importante destacar que boa parte das empresas precisa de uma reorganização interna antes da implementação desse tipo de tecnologia, já que os gestores precisam compartilhar seus dados e verificar diferentes estágios de seus processos.

 

Agora, vamos discutir os diferentes benefícios que o ERP vai trazer para sua empresa.

Principais vantagens do ERP

Além dos benefícios que já foram mencionados anteriormente, o ERP possibilita uma maior integração de diferentes setores, principalmente em termos de informação compartilhada por cada um deles. Isso facilita o trabalho da gestão e evita  burocracias desnecessárias. Por monitorar de perto fatores relacionados com a produtividade, o ERP pode auxiliar na verificação de muitos aspectos simultâneos nas empresas, o que ajuda no crescimento, tomada de decisão e também na profissionalização de diversos aspectos das empresas.

 

Por fim, a implantação do ERP pode ser um primeiro passo para garantir a automatização da empresa, já que esses diferentes dados poderão ser utilizados como base para os equipamentos responsáveis pela otimização dos processos.

 

Sem dúvida que o uso do ERP melhora os processos das indústrias. E para que sua produção seja ainda mais eficaz, conte com os cabos da Sparflex. Entre em contato com um especialista e descubra as soluções que temos para você.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação