Marcas de guitarra: as principais e suas histórias

11 de março de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Marcas de guitarra: as principais e suas histórias

Quando falamos em marcas de guitarra, quais são as que lhe vêm à cabeça?

O sonho de consumo de boa parte dos guitarristas são as tops de linha de grandes marcas como Fender, Gibson, Ibanez, etc.

Hoje trouxemos uma lista com as marcas de guitarra mais conhecidas e um pouco da história de cada uma. Vamos conferir?

 

Fender

Não há como falar em guitarra sem falar das famosas Stratocaster dessa marca norte-americana.

A Fender foi uma das primeiras marcas de guitarra no mundo. E a sua fama apenas aumentou quando nomes como Jimi Hendrix passaram a usar essa guitarra em suas apresentações. Inclusive, houve um incidente com Hendrix numa apresentação em Londres: ele ateou fogo na sua guitarra, mas acabou hospitalizado, com queimaduras em suas mãos.

Outros nomes que fizeram questão de ter sua Fender foram Eric Clapton, Eric Johnson, Mark Knopfler, David Gilmour, Kurt Cobain, Stevie Ray Vaughan, Dave Murray e Yngwie Malmsteen.

Hoje em dia, de músicos renomados a iniciantes, muitos usam não apenas as guitarras dessa marca, mas também seus amplificadores e outros equipamentos e acessórios.

 

Gibson

Outra grande marca de guitarras é a Gibson, fundada por Orville Gibson no finalzinho de 1890. Foi ele quem inventou as guitarras semiacústicas, tendo elas o mesmo tampo arqueado que se tinha nos violinos.

Por décadas, os modelos como Les Paul e SG estiveram entre os mais cobiçados e passaram nas mãos de guitarristas como Slash, Jimmy Page, Eric Clapton, Jeff Beck, entre outros.

Muitos devem saber que a Gibson está passando por um momento muito difícil. A crise no mercado de guitarras afetou fortemente a marca fundada em Michigan, Estados Unidos.

A empresa decretou falência em 2019, contudo tenta ressurgir com algum tipo de inovação e um novo CEO no comando. São 125 anos de tradição.

 

Veja o modo correto de fazer a limpeza da sua guitarra e garantir que esteja ao seu lado, dando o melhor de si, por muito mais tempo.

 

Ibanez

Aqui começamos já a falar em marca japonesa. A Ibanez não apenas produz guitarras, mas também baixos, violões, pedais, palhetas e outros acessórios. Ela foi uma das primeiras marcas de guitarras japonesas a se consolidar em todo o mundo.

E foi em 1929 que a Ibanez foi fundada, tendo como proprietária a companhia Hoshino Gakki (fundada em 1908).

Tudo começa quando Hoshino passa a importar guitarras da Espanha, da “Salvador Ibáñez”. Mas durante a Guerra Civil a fábrica da “Salvador Ibáñez” foi destruída, o que levou Hoshino a adquirir os direitos dela e passar a produzir suas próprias guitarras em 1935, tendo depois mudado o nome para apenas Ibanez.

Uma das coisas que ajudaram essa marca a se destacar foi a fabricação de modelos bastante coloridos e, claro, a sonoridade produzida por elas. Não é à toa que é a marca preferida de guitarristas como Steve Vai, Joe Satriani, Paul Gilbert, Mick Thomson, Andy Timmons, entre outros.

 

B.C. Rich

Não podemos nos esquecer também das guitarras da B.C, Rich. Essas são especialmente voltadas para guitarristas de metal.

Os destaques para essa marca vão para a sua construção, que conta com matéria-prima de qualidade e todo um esmero no processo, e os formatos diferenciados de cada modelo.

Logo no começo elas eram fabricadas de maneira artesanal, talvez o que possa ter aumentado sua popularidade também. Mas há ainda o fato delas proporcionarem um som muito pesado, ideal para heavy metal e hard rock.

 

Claro que há outras marcas de guitarra disponíveis no mercado que merecem atenção, proporcionando um som de qualidade e boa pegada, tais como Jackson, LTD, Gretsch, etc. Mas essas aqui ocupam lugar de destaque no ranking.

 

Curtiu esse artigo? Há mais conteúdo com dicas e curiosidades no blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação