Guitarra infantil: guia completo com tudo o que você precisa saber

14 de abril de 2022 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Guitarra infantil: guia completo com tudo o que você precisa saber

Quer saber mais sobre como escolher uma guitarra infantil? No artigo de hoje a Sparflex traz um guia para te ajudar a comprar o instrumento ideal para o seu filho, sobrinho, neto, etc.

 

Mas por que uma guitarra infantil e não uma guitarra padrão?

O principal motivo para escolher uma guitarra infantil e não uma guitarra comum é o fato das mãos das crianças serem pequenas.

“Ah, mas o fulano começou com uma guitarra comum quando era criança…”

É certo que muitos começaram já com um modelo padrão, mas o estudo teria sido muito mais proveitoso e menos desgastante se fosse com uma infantil. Acordes seriam montados e executados mais rapidamente, assim como escalas, solos, arpejos, etc.

 

Qual a idade máxima para se estudar com esse tipo de guitarra?

Recomenda-se que a criança use uma guitarra infantil até seus 7 a 9 anos de idade. Há crianças que conseguem já usar uma guitarra padrão com menos e outras com mais idade, mas essa é a média. Na verdade, é desaconselhável usar, por exemplo, uma guitarra desse tipo tendo mais de 11 anos.

É muito importante seguir essa recomendação, dado que se a criança ficar mais tempo usando esse tipo de guitarra, então a transição para um instrumento padrão (que possui corpo e braço maiores) será mais complexa.

Aproveite e confira o artigo que temos aqui no blog com uma lista dos guitarristas mais influentes de todos os tempos, assim pode influenciar seu filho, neto, sobrinho ou outras crianças com os estudos.

 

Mas como escolher uma boa guitarra infantil?

Não é apenas na marca que deve pensar, mas sim nas características do instrumento musical que pretende comprar.

Primeiramente, veja se o instrumento possui uma regulagem confortável para o pequeno tocar. Ainda que aprender a tocar guitarra seja mais confortável do que aprender a tocar violão para as crianças, se a guitarra estiver numa altura ruim isso pode dificultar os estudos.

Certifique-se de que o instrumento esteja numa altura que seja boa para os dedinhos da criança. O indicado é que haja um equilíbrio, pois criar calos nos dedos (calejar) é essencial também. E já de início escolha uma guitarra com uma boa sonoridade também.

Na hora da escolha, deixe o pequeno participar, pois escolher seu instrumento será algo que o motivará. Leve-o com você e o deixe testar o instrumento, ainda que o mesmo esteja aprendendo a tocar. Inclusive, isso é importante ainda para que ele saiba qual modelo de guitarra gosta mais.

 

Dicais extras

Ao comprar uma guitarra para crianças, é importante também pensar nas cordas que usará. Como dito, os dedinhos da criança são mais delicados, por tanto, o ideal é usar cordas mais macias.

Outra dica é sobre o material da guitarra. Se o seu filho começar a estudar com 5 anos, por exemplo, então ele terá essa guitarra até por volta dos seus 7 ou 8 anos, logo, é importante dispor de um instrumento que tenha boa durabilidade.

 

Outras coisas necessárias

Além da guitarra infantil, a criança precisará também de alguns acessórios e equipamentos. Os essenciais são:

  • Um cubo, amplificador com caixa ou caixa amplificada para ligar o instrumento, pois a guitarra (diferente do violão) não é um instrumento acústico, ela não emite um som alto o suficiente, o que faz ser necessário ter algo para amplificar seu som.
  • Um cabo P10 para P10 ou XLR para XLR (a depender do modelo de saída da guitarra) para plugar o instrumento no cubo ou amplificador. Visite a loja da Sparflex e conheça nossos cabos de alta qualidade: https://loja.sparflex.com.br/
  • Uma correia para que a criança pratique estando em pé.
  • Palhetas para guitarra (existem modelos de diferentes numerações).

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação