Cabo de elevador: como é e como é usado em elevadores

21 de abril de 2022 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Cabo de elevador: como é e como é usado em elevadores

Você sabe como deve ser um cabo de elevador? Trata-se de um item que precisa passar por uma série de processos e especificações, de modo a garantir a segurança necessária. Portanto, se você deseja saber como é e como é usado em elevadores, continue lendo este artigo e veja os tópicos a seguir.

  • Como funciona o cabo de elevador
  • Importância de obter cabos de qualidade

 

Como funciona o cabo de elevador

O cabo de elevador consiste em um cabo de controle e potência. Ele deve ser muito flexível, o que se obtém através de um composto elastomérico no seu isolamento e na capa. Isso é importante porque ele integra um sistema de elevação, que pode ou não contar com elemento têxtil de suporte.

Além disso, precisa oferecer resistência mecânica média. O adequado é que o cabo de elevador seja fabricado por meio de tecnologia de extrusão especial, bem como receba a torção aplicada.

Esses requisitos em conjunto com o material utilizado em sua produção garantem uma durabilidade maior, inclusive, em movimento permanente. Outras características desse tipo de cabo é ser auto extinguível e retardante a chama.

É fundamental ainda que seja resistente a óleos, além de lubrificantes, álcool, gasolina e fluidos refrigerantes. Da mesma forma, no seu processo de fabricação não pode haver silicone e nem mesmo gases tóxicos ou halogênio.

O cabo de elevador também deve contar com elemento de tração, a exemplo de cabo de aço ou fibra de aramida, a fim de que ele não rompa. Demais atributos são o cobre nu como condutor e a borracha adequada para o isolamento e para a sua cobertura.

 

Importância de obter cabos de qualidade

É essencial usar cabos próprios para elevador, uma vez que eles são produzidos para que funcionem como cabos móveis. Desse modo, mesmo realizando movimentos de maneira contínua, são sofrem danos, o que poderia ser muito perigoso para o transporte dos passageiros.

Além disso, recomenda-se que o cabo de elevador receba uma malha em cobre estanhado. Desse modo, é possível evitar que ele sofra interferência eletrostática, o que tem potencial para prejudicar o seu adequado funcionamento.

Esse tipo de cabo tem outras aplicações além do uso em elevadores. É o caso das empilhadeiras, pontes rolantes, esteiras porta cabos, pórticos, robôs e outros que exigem o mesmo tipo de movimento.

O cabo de elevador se destaca ainda porque consegue transmitir sinais como energia. E porque resiste em equipamentos que emitem baixas e altas temperaturas. Já que se trata de um cabo bastante versátil, é importante ter a orientação apropriada antes de escolher o melhor produto para a sua aplicação.

Afinal, de acordo com o local onde será utilizado, pode precisar de compostos especiais, a fim de oferecer maior isolamento ou espessura. Já os aditivos especiais fazem com que o cabo suporte um número maior de movimentos constantes e regulares, sem que haja o risco de romper.

E claro, é fundamental optar por um cabo de elevador que seja fabricado de acordo com as normas de qualidade. Esse cuidado garante que os elevadores e demais máquinas funcionem corretamente e com total segurança.

 

Saiba sobre como fazer o controle de qualidade na indústria.

 

Quem precisa comprar cabos para elevador pode entrar em contato com a Sparflex, que produz esses cabos com tecnologia 100% nacional. Escolha um dos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação