Gestão de compras e estoque: 5 dicas eficientes

9 de abril de 2020 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Gestão de compras e estoque: 5 dicas eficientes

Organizar e planejar as compras na indústria para o estoque é uma atividade que deve integrar o cotidiano da sua equipe. Afinal, dessa maneira,é possível evitar a falta de possíveis itens e até mesmo o desperdício com um número maior do que o necessário.

Tem interesse no assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e aprenda a importância da gestão de compras e estoque e confira 5 dicas eficientes.

  • Importância da gestão de compras e estoque nas indústrias
  • 5 Dicas para otimizar a gestão de compras e estoque

Importância da gestão de compras e estoque nas indústrias

A gestão de compras e estoque é uma tarefa essencial para a saúde financeira da indústria, bem como para garantir a conversão de vendas. Isso porque, quando não existe gestão, pode faltar matéria-prima, insumos e outros artigos, levando à perda nas vendas.

Por outro lado, com excesso de itens em estoque, o desperdício de dinheiro é inevitável. Nesse sentido, a gestão garante a lucratividade da empresa e, ao mesmo tempo, a entrega dos produtos fabricados dentro do prazo, o que é necessário para fazer boas vendas.

E, claro, quando se fala em indústria, é preciso incluir na gestão de compras e estoque a aquisição de cabos especiais, a fim de possibilitar a adequada manutenção de aparelhos e máquinas.

5 Dicas para otimizar a gestão de compras e estoque

  • Solicitação de cotação

A primeira dica de gestão de compras e estoque é sempre realizar o que se chama de Solicitação de cotação. Esse procedimento consiste na realização de orçamento com fornecedores diferentes.

Com isso, é possível optar pelo menor preço, desde que o fornecedor ofereça os requisitos apropriados de qualidade. Para tanto, é preciso enviar um formulário com informações detalhadas do que se quer adquirir, bem como a sua quantidade.

  • Custo total de aquisição

Outra dica é aplicar a estratégia chamada Custo total de aquisição, que leva em conta todos os custos envolvidos na aquisição de um produto.

Dessa forma, é possível optar pelo melhor preço, já que se tem o valor total da despesa, que pode incluir custos logísticos, entre outros, e não apenas do item em si.

  • Compra estratégica

Mais uma dica de gestão de compras e estoque é apostar na compra estratégica, que deve fazer parte de um planejamento estratégico.

Nesse caso, é preciso conhecer o ciclo de vida dos produtos e ter um bom relacionamento com os fornecedores. Assim, as compras acontecem no momento certo, sem risco de desabastecimento ou entregas com atrasos.

  • Gestão de contratos

Para organizar e planejar as compras do estoque é fundamental ainda que haja a gestão de contratos. Ou seja, que haja contratos de médio e longo prazos com os fornecedores, permitindo a negociação de preços mais vantajosos e o adequado recebimento dos itens.

  • Sistema de gestão integrada

A última dica de gestão de compras e estoque é investir em um sistema de gestão integrada. Trata-se de um software que permite a automação da atividade, tornando mais eficiente o serviço da equipe, inclusive, quando é necessário processar um alto volume de dados.

Agora, leia um artigo sobre manutenção industrial e como ela está ligada à gestão de compras e estoque, clicando aqui (https://www.sparflex.com.br/manutencao-industrial-como-planejar-e-executar/)

Entre em contato com a Sparflex, que é especializada em cabos especiais e também pode ajudar no controle de estoque da sua indústria. Para tanto, ligue (11) 2535-8900, envie e-mail para contato@sparflex.com.br ou acesse o site sparflex.com.br.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação