Corda de baixo: como fazer para durar mais.

17 de março de 2022 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Corda de baixo: como fazer para durar mais.

Sem o cuidado adequado, até mesmo a corda de baixo mais cara pode ter uma durabilidade reduzida.

E existem muitos fatores que podem afetar a durabilidade das cordas do seu bass, tais como suor excessivo das mãos, falta de limpeza, deixá-lo muito tempo fora da case, etc. Com tudo isso, a boa sonoridade do instrumento é comprometida, com as cordas perdendo seu brilho.

Além de comprometer a sonoridade, o suor, a gordura e a sujeira acumuladas podem estragar as cordas e fazê-las romperem com mais facilidade depois de um tempo.

O que fazer?

Temos algumas dicas aqui que farão a corda de baixo durar por mais tempo.

 

Buscando inspiração? Veja o artigo onde falamos sobre os 10 baixistas mais influentes de todos os tempos.

 

Dicas e cuidados com a corda de baixo para aumentar a durabilidade

Primeiro de tudo, a limpeza constante é fundamental. Sempre depois de usar o instrumento, seja para estudar ou após um show, tenha o hábito de passar um pano limpo sobre as cordas para remover a gordura, suor e quaisquer sujeiras.

O suor é um grande vilão, pois, devido a ele conter sal, pode fazer as cordas oxidarem com mais facilidade. Limpe todos os cantinhos para remover os resíduos.

Mais uma dica é usar um produto específico para a limpeza das cordas. Em lojas especializadas em instrumentos musicais você encontra esse tipo de produto, que é excelente para deixar a corda de baixo como nova. Ao aplicá-lo, use uma flanela ou pano para remover o excesso.

Além de limpar as cordas, passe um pano ou flanela também na escala do instrumento. Pode ser que tenha ficado alguma sujidade ali que, mesmo tendo limpado as cordas, na hora de tocar acabe passando para elas.

 

Evite deixar seu instrumento exposto ao sol e a umidade

Tanto o sol quanto a umidade podem estragar seu instrumento, danificando as cordas e a sua sonoridade. Guarde o seu baixo num local que tenha uma temperatura moderada e numa case, quando não estiver em uso.

Se você mora perto do litoral, a corda do seu baixo pode oxidar mais rapidamente, então deixar na case é sempre a melhor opção.

E mais uma dica é usar sachês de sílica gel na case ou capa para evitar o excesso de umidade. Tenha em mente que até mesmo a corda de baixo mais cara pode enferrujar.

 

Dica extra: ferver as cordas

Essa é uma dica que deve ser feita com bastante cuidado, já que as cordas, após o procedimento, podem arrebentar com mais facilidade.

A dica é a seguinte: retire as cordas do seu baixo e coloque numa panela com água e vinagre e leve ao fogo para ferver. Alguns também colocam nessa mistura um pouco de detergente. Deixe “cozinhar” por uns 5 a 8 minutos. Mas deve ser numa panela que não usará mais. Agora desligue o fogo e retire as cordas com cuidado. Seque-as e leve para secar bem ao sol.

Importante: esse processo deve ser feito apenas uma vez, pois como dito, as cordas podem enfraquecer com o calor, perdendo sua elasticidade e, consequentemente, arrebentando.

 

Você precisa de cabos de baixo ou outros tipos de cabos? Na loja virtual da Sparflex há muitos produtos para um sistema de alta qualidade:

https://loja.sparflex.com.br/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação