Cabo blindado para alarme de incêndio e sua importância na segurança das empresas

10 de março de 2022 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Cabo blindado para alarme de incêndio e sua importância na segurança das empresas

Além de produzir e/ou vender produtos de qualidade e oferecer atendimento eficiente, existem outras características que colaboram com o sucesso de uma empresa. Entre elas, contar com um ambiente de trabalho seguro não só para os colaboradores, mas também para todas as pessoas que transitam pelo local. E um dos cuidados mais relevantes nesse sentido é o de evitar incêndios e mesmo de ter protocolos adequados caso ele ocorra. Esse cenário exige, além de outros requisitos, um cabo blindado para alarme de incêndio.

Se você deseja entender melhor a sua importância na segurança das empresas, continue com a leitura deste artigo. E nos tópicos a seguir descubra as principais informações a seu respeito.

  • Importância do cabo blindado
  • Como esse cabo funciona no sistema de alarme

 

Importância do cabo blindado para alarme de incêndio

O cabo blindado para alarme de incêndio é um dos itens mais importantes quando se fala na segurança de empresas. Na realidade, esse tipo de cabo é eficiente em uma série de situações. No entanto, é para garantir o bem-estar de todos os envolvidos em um acidente que ele se mostra fundamental.

Isso acontece porque a sua blindagem é altamente resistente às temperaturas elevadas. Esse atributo se deve ao fato dele ser fabricado com matéria-prima diferenciada, quando comparado aos demais cabos. Desse modo, em caso de incêndio, a empresa não corre o risco do alarme falhar.

E quando o alarme dispara conforme o esperado, a empresa pode tomar as medidas cabíveis com mais agilidade. Seja combater o fogo com equipamentos próprios, seja chamar os bombeiros. Da mesma forma, consegue remover as pessoas em perigo e que estão no local com maior rapidez.

O cabo blindado também é importante na segurança das empresas porque oferece resistência redobrada em relação às interferências eletromagnéticas. Assim, mesmo em um ambiente com outros equipamentos não existe o risco do alarme de incêndio ser danificado, comprometendo o seu funcionamento.

Além disso, com o cabo blindado para alarme de incêndio é possível prevenir a perda de patrimônio. E claro, garantir mais tranquilidade e segurança a todas as pessoas que estiverem presentes no estabelecimento.

 

Como esse cabo funciona no sistema de alarme

Existem dois modelos de cabo blindado para alarme de incêndio. Um deles é o tipo antichama vermelho, que é apropriado em especial para alimentar sistemas de detecção, sendo que devem atender a norma NBR 17240.

Entre as suas principais características, destacam-se o fato de conter fios de cobre eletrolítico nu e isolamento em PVC. Já a sua resistência ao calor está garantida para temperaturas de até 1050 C. Esse cabo blindado para alarme de incêndio tem ainda fios torcidos e enfaixados com fita de poliéster.

Outro modelo é o cabo de energia flexível. Ele contribui com a segurança de empresas quando é usado para ligar extensões, aparelhos portáteis de iluminação e pequenas instalações elétricas.

Além de fios de cobre eletrolítico, possui isolamento em PVC e suporta até 700 C. Deve seguir a norma NBR 247-5:2009. Portanto, o cabo blindado para alarme de incêndio com essas características permite o bom funcionamento dos mecanismos de segurança e evita danos às pessoas e à sua empresa.

 

Para garantir ainda mais a segurança do patrimônio, é importante fazer a manutenção industrial periódica.

 

Se você precisa de cabos para alarmes de incêndio, compre com a Sparflex, que inclusive produz cabos com a tecnologia LSZH. Faça contato pelos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação