Chão de fábrica: os cuidados para garantir produção eficiente

25 de fevereiro de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Chão de fábrica: os cuidados para garantir produção eficiente

A linha de produção, popularmente chamada de chão de fábrica, é o local da indústria onde a matéria-prima se transforma em produto final. Para que esse processo seja eficiente é preciso estar atento a uma série de cuidados.

Você sabe quais são eles? Continue com a leitura deste artigo e descubra os cuidados para garantir produção eficiente do chão de fábrica, apresentados nos tópicos a seguir.

  • Mapeie os processos produtivos
  • Invista em tecnologia
  • Contrate os melhores fornecedores
  • Aposte na comunicação interna
  • Valorize a sua equipe

 

Mapeie os processos produtivos

Para tornar o chão de fábrica mais eficiente, um dos primeiros cuidados é o de mapear os processos produtivos da indústria. Isso consiste em colocar na ponta do lápis todos os processos realizados na empresa e quais são os funcionários e máquinas envolvidos.

Essas informações podem ser desenhadas como um mapa, para uma melhor visualização. Isso permite até mesmo otimizar o layout, de modo que as máquinas fiquem melhores posicionadas no espaço de acordo com o papel que possuem no processo produtivo.

O mapeamento ajuda ainda na criação de um cronograma para que sejam fabricados mais produtos em menos tempo. De modo semelhante, é possível fazer as escalas de funcionários conforme a necessidade, sem deixá-los ociosos.

Invista em tecnologia

Outra forma de garantir a eficiência do chão de fábrica é com o uso da tecnologia. Isso pode ser feito não só com a aquisição de máquinas modernas, como também de softwares que promovam a automatização do processo produtivo.

Essa atitude ajuda a otimizar o uso dos recursos, gerando economia para a empresa e até reduzindo o desperdício. Trata-se de uma medida sustentável que contribui com a reputação da sua indústria.

Contrate os melhores fornecedores

O chão de fábrica é favorecido quando são contratados os melhores fornecedores. Ou seja, aqueles de confiança e experientes. Dessa maneira, até em momentos de adversidades você tem a certeza de que eles vão conseguir atender a sua indústria conforme o esperado.

Aposte na comunicação interna

A comunicação interna é mais um ponto relevante para o chão de fábrica desempenhar suas atividades com qualidade. Afinal, de nada adianta investir nas máquinas mais modernas se a comunicação com os funcionários deixa a desejar.

Nesse sentido, vale a pena apostar em canais de comunicação que sejam assertivos, que podem variar de acordo com o perfil dos trabalhadores. Além disso, mesmo que se opte pelos canais digitais, é importante que a comunicação interpessoal ainda exista, mesmo em um ambiente bastante automatizado.

Valorize a sua equipe

Por fim, mas não menos importante, a equipe do chão de fábrica deve ser valorizada, seja com bons salários, participação nos lucros, etc, seja com respeito às leis trabalhistas. Esses cuidados estimulam um melhor desempenho, assim, você tem a certeza de contar com profissionais produtivos.

E claro, sempre ofereça todos os equipamentos de segurança para que eles realizem as suas tarefas de modo apropriado.

É essencial também estar atento à administração da produção.

 

Para garantir a qualidade do processo industrial, conte com os cabos da Sparflex, que têm fabricação 100% nacional e teste em laboratório próprio. Entre em contato pelos seguintes canais:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação