Cabo para guitarra: é tudo igual?

14 de maio de 2020 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabo para guitarra: é tudo igual?

Você sabia que o cabo para guitarra é um dos itens que interferem diretamente na qualidade do seu som?

Pense agora no cabo da sua guitarra: é através dele que o sinal é transmitido, indo dos captadores dela até seu amplificador, interface de áudio, etc. Assim, quanto melhor são as suas características no quesito matéria-prima e construção, então melhor o sinal será transmitido através dele.

Em suma, bons cabos fazem uma enorme diferença na qualidade sonora que você terá.

No entanto, infelizmente, muitos guitarristas acabam dando importância apenas para outros elementos como amplificador, captadores de guitarra, etc, quando querem ter uma melhor qualidade no seu som.

E hoje aqui nós vamos te mostrar como o cabo é um elemento essencial e quais fatores levar em consideração na hora de escolher bons cabos para a sua guitarra.

Falando nisso, além de garantir um bom cabo para a sua guitarra, também se faz essencial que você o conserve bem. Nós temos até um artigo aqui onde falamos sobre como conservar cabos de áudio. Vale pena dar uma conferida nele depois.

 

Cabo para guitarra: elementos essenciais para um bom cabo

Mas o que faz com que um cabo para guitarra tenha uma boa qualidade e te ajude a extrair o melhor do seu instrumento? Como citado, existem alguns fatores que influenciam nisso e nós listamos alguns deles logo abaixo.

A matéria-prima utilizada: quanto melhor o material, então melhores resultados se terá para a transmissão de um sinal de áudio com qualidade. Assim, com um material de elevada qualidade o sinal de áudio é transmitido com o mínimo nível de perdas e distorção possível.

O processo no qual os cabos são fabricados: o modo como os cabos são produzidos também possui um forte impacto no som. Os cabos podem parecer todos iguais por fora, mas a sua estrutura, sua arquitetura, varia muito e influi no timbre do seu instrumento quando plugado num amp, por exemplo.

A solda: outro elemento que muitos acabam negligenciando bastante é a solda. É muito importante que a solda seja bem feita a fim de evitar problemas como chiados devido a mau contato e, claro, para garantir a durabilidade dos seus cabos e componentes ligados a ele.

Realização de testes: bons cabos são previamente testados antes de serem disponibilizados ao consumidor, como acontece com os cabos de áudio da Sparflex. Desse modo a qualidade é 100% garantida e você não precisa ficar sofrendo com isso.

Outra coisa que também é importante mencionar aqui é que no caso de cabos para guitarra mal construídos, isso pode comprometer a qualidade do som e, consequentemente, comprometer a qualidade da gravação. Desse modo, de nada adiantará ter uma boa interface de áudio e bons amplificadores.

 

Conclusão

Agora vimos o quão importante é contar com um cabo de qualidade e quais fatores definem cabos assim.

Desse modo, da próxima vez que você for comprar cabos para seus instrumentos, seja para sua guitarra, violão, baixo, etc, não levará mais em conta apenas o fator preço ou marca, mas sim essas características mencionadas e que são tão cruciais para se conseguir um bom som.

 

E você pode ver outros artigos sobre o mundo da música no Blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação