Cabo para alarme de incêndio: segurança para seu patrimônio

7 de maio de 2020 por na categoria Revenda com 0 e 0
Home > Blog > Revenda > Cabo para alarme de incêndio: segurança para seu patrimônio

Os sistemas de combate a incêndios são essenciais em empresas de diferentes portes e segmentos de mercado. Afinal, eles contribuem na hora de identificar focos de incêndio e minimizar os problemas que podem ocorrer em uma situação como essa.

Nesse contexto, os cabos existentes nesses sistemas são de imprescindível importância e devem ser escolhidos com rigorosos critérios. Isso porque são os responsáveis, juntos a outros componentes, por fazer com que o sistema funcione de maneira adequada.

Tem interesse no assunto? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, saiba mais sobre cabo para alarme de incêndio e como a sua qualidade pode garantir a segurança para seu patrimônio.

  • Como funcionam os sistemas de combate a incêndios
  • Importância dos cabos para alarme de incêndio

Como funcionam os sistemas de combate a incêndios

Os sistemas de combate a incêndios, também chamados de sistema de detecção e alarme de incêndio, são formados por duas partes. Ambas trabalham em conjunto e estão conectadas a uma central, que controle e monitora o seu funcionamento.

Dessa forma, uma das partes, o sistema de detecção conta com detectores automáticos de fumaça e acionadores manuais. Eles servem para identificar possíveis focos de incêndio, tanto por conta da fumaça ou mesmo devido a alguém que acione o dispositivo de forma manual.

Há diferentes modelos de detectores, sendo que alguns identificam a fumaça, outros as chamas, outros a temperatura e assim por diante. Mas, independentemente do tipo de sensor existente, todos eles possuem cabos condutores, que se ligam à central.

Enquanto isso, o sistema de alarme é formado por uma rede de sinalizadores áudios/visuais, que têm a função de avisar a emergência no ambiente. Assim, os sinais devem ser projetados ao longo da rota de fuga, contribuindo com a evacuação segura do local.

Juntos, as duas partes dos sistemas proporcionam uma redução significativa dos possíveis problemas que podem ocorrer. Tanto em relação à segurança das pessoas, quanto a preservar o patrimônio afetado, mitigando prejuízos.

Importância dos cabos para alarme de incêndio

Para que o sistema de detecção e alarme de incêndio atue de maneira confiável, é preciso que todos os seus componentes sejam conectados de modo correto. Inclusive, o cabo para alarme de incêndio, que possui papel essencial na comunicação do que está ocorrendo.

Além disso, quando o sistema não possui confiabilidade adequada, podem ocorrer até mesmo falsos alarmes de incêndio, devido a sua instalação incorreta e baixa qualidade dos componentes. Nesse caso, pode até mesmo deixar de funcionar quando for necessário.

Tanto em uma situação quanto na outra, a falha do sistema pode significar a perda de vidas em uma emergência. Para evitar esses problemas, o sistema deve ser bem projetado e instalado, além de contar com equipamentos certificados com garantia.

Os componentes, como o cabo para alarme de incêndio, devem atender às normas de fabricação e testes. Da mesma forma, precisa receber a devida manutenção periódica, de acordo com as orientações do fabricante.

Por tudo isso, na hora de adquirir um sistema de combate a incêndios, deve-se adquirir apenas produtos de procedência comprovada e com credibilidade no mercado.

Obtenha mais informações sobre o funcionamento de sistemas de alarme de incêndio neste artigo.

Precisa de cabos para alarme de incêndio, seja para montar um sistema seja para fazer manutenção preventiva? Então, fale, hoje mesmo, com um especialista da Sparflex pelo telefone (11) 2535-8900, e-mail contato@sparflex.com.br ou site sparflex.com.br.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação