XLR: o que é e para que serve

30 de abril de 2020 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > XLR: o que é e para que serve

O XLR é um tipo de conector bastante usado em equipamentos de áudio para fazer o tráfego de sinal balanceado.

Quem inventou esse conector foi James H. Cannon, por isso que o mesmo recebeu também o nome de Conector Cannon em homenagem ao seu inventor.

E hoje aqui vamos abordar sobre o XLR, explicando melhor sobre o que é e para que serve esse tipo de conector.

 

Mais sobre o conector XLR

O nome “XRL” teve origem nas primeiras versões desse conector de áudio fabricadas por James H. Cannon. O nome naquela época era “Cannon X”.

Tempos depois vieram atualizações dele trazendo as letras “L” (latch), pois havia sido adicionada uma trava de fixação ao conector. E depois a letra “R” (rubber) fazendo referência a borracha que fica envolta do pino do conector. E assim surgia o nome “Cannon XLR”, sendo atualmente mais conhecido apenas como “XLR” ou ainda “plug XLR”.

É comum encontrarmos esse plug apenas com 3 pinos, no entanto existem modelos que possuem 4, 5 e até mesmo 6 ou 7 pinos.

Mas por que tanto se fala sobre esse plug e por que é tão utilizado?

O uso amplo desse tipo de conector se deve ao fato dele possibilitar uma alta qualidade na transmissão do sinal. Não é à toa que todo cabo de microfone tem ao menos um plug desse numa de suas pontas.

E quando falamos “numa de suas pontas” é porque existem outros tipos de microfones, como o condensador, por exemplo, que possui o XLR em ambas as pontas do cabo. E isso, juntamente com um bom cabo, oferece uma elevada qualidade de transmissão de sinal.

Por esse e outros motivos que em estúdios de gravação de áudio ele é amplamente utilizado.

Outra coisa legal do XLR é que ele conta com uma trava que evita que o cabo acidentalmente se desconecte. E como possui um pino dedicado, ele também conta com um sistema de aterramento.

Assim, se você precisa de mais eficiência e segurança, cabos com conectores XLR são a escolha perfeita. Seja para estúdios de gravação, igrejas, apresentações ao vivo, ensaios, palestras, etc.

 

Onde o XLR é usado?

Alguns dos equipamentos que fazem uso desse tipo de conector são mesas de som, microfones (dinâmicos e condensadores) e também alguns instrumentos mais atuais como violão, por exemplo, já contam com saída que faz uso desse conector.

Cabe dizer que existe o conector XLR macho e o conector XLR fêmea, assim como acontece com os conectores p10. No caso do violão mencionado aqui, ele pode fazer uso no XLR fêmea em sua saída e, no cabo usado para ligá-lo a uma mesa de som, por exemplo, usar o conector XLR macho nas duas pontas.

 

Onde encontrar conectores XLR de qualidade

Como você pôde ver aqui, o XLR é um tipo de conector que proporciona muita eficiência e qualidade para o seu som. E se você estiver em busca de cabos e conectores de qualidade, através do site da Sparflex você pode solicitar a indicação de uma loja próxima de você que disponibilize.

Se gostou do conteúdo, a gente tem muito mais dicas no nosso blog sobre sonorização. Acesse aqui e saiba mais. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação