Automação de processos industriais: quais equipamentos são usados?

10 de junho de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Automação de processos industriais: quais equipamentos são usados?

A automação de processos industriais tornou a produção mais eficiente em diferentes setores da economia. Isso ocorre porque as máquinas são capazes de executar atividades de forma mais autônoma, sem tanta intervenção do homem.

Também foram desenvolvidas máquinas que substituíram a mão de obra. Desse modo, processos repetitivos ganharam maior agilidade e precisão, o que refletiu ainda na segurança dos colaboradores, pois foram afastados de atividades insalubres e perigosas.

Para as empresas, portanto, além da maior produtividade, existe a redução de custos, já que uma fábrica pode ter um número menor de profissionais. Mesmo que em um primeiro momento haja a necessidade de investimento em equipamento e qualificação profissional.

Outras vantagens da automação de processos industriais é o maior nível de qualidade dos produtos, bem como a sua padronização e a possibilidade de analisar e controlar a produção com mais assertividade.

Mas quais equipamentos são usados? Continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir os principais exemplos.

 

Sensores

Esses aparelhos são amplamente usados na automação industrial e possuem a função de medir e controlar processos. De acordo com o setor da empresa, é preciso usar uma maior ou menor variedade deles.

Hoje em dia, existem inúmeros modelos, que servem para medir a temperatura, a pressão, o nível, a vazão e demais indicadores. Além disso, esses aparelhos podem ser magnéticos, indutivos, capacitivos, ultrassônicos ou fotoelétricos.

 

Softwares

Na automação de processos industriais, os softwares são grandes aliados da eficiência na produção. Eles têm a função de supervisionar processos, reunir dados e gerar relatórios, com os quais o gestor da fábrica pode fazer mudanças e ajustes para aumentar a produtividade.

As informações apresentadas pelos softwares também servem para melhorar o sistema de segurança, ao detectar possíveis falhas. Eles contribuem ainda com o controle, análise e rastreamento da produção com muito mais assertividade.

 

Rádios

Outros equipamentos presentes em fábricas automatizadas são os rádios, usados para transmitir dados entre pontos que estão distantes, onde existe difícil acesso para a instalação de cabos de rede. Nessas situações, a aplicação é semelhante à conexão Wi-Fi.

Assim, a radiofrequência pode ser utilizada para a comunicação entre máquinas e/ou dispositivos de automação, dispensando o uso de cabos. Além de maior segurança, oferecem ganhos operacionais, ao garantir a integridade e disponibilidade dos dados fornecidos.

Também contam com alta capacidade de alcance e mobilidade, rápida instalação, baixo custo de manutenção e de nível de ruído.

 

CLP

Na automação de processos industriais, CLP é a sigla para Controlador Lógico Programável. Trata-se de um dispositivo digital que faz uso da memória programável para armazenar instruções e permitir que processos e tarefas sejam automatizados.

Assemelha-se a um computador, uma vez que tem a função de comandar e monitorar tanto processos quanto máquinas dentro da indústria. É um equipamento de fácil implementação, com alta confiabilidade e que requer pouca manutenção.

 

IHM

Interface Homem-Máquina é o significado da sigla IHM e tem como objetivo tornar viável e mais eficiente a comunicação entre os funcionários da indústria e as máquinas que são operadas.

Para tanto, consiste em painéis onde os profissionais recebem informações da máquina e realizam comandos. As telas podem ser instaladas em diferentes locais da fábrica, de modo que o operador consiga controlar as máquinas de maneira remota.

 

Agora, veja mais um artigo que explica o que é a Indústria 4.0, um novo conceito sobre a automação industrial.

 

Se você precisa de cabos para automação pode conversar com os especialistas da Sparflex, que inclusive produzem cabos sob demanda. Entre em contato pelos seguintes canais:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação