Aula de guitarra online: é possível aprender de verdade?

21 de janeiro de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Aula de guitarra online: é possível aprender de verdade?

Com a aula de guitarra online é possível mesmo aprender a tocar? Existem pontos positivos e negativos de se aprender assim? Quais seriam?

Estudar guitarra exige (além de possuir uma guitarra, cubo ou amplificador e bons cabos) ter disciplina, dedicação e foco. O caminho é longo, mas a recompensa é gratificante.

Aquelas horas gastas na semana para treinar escalas, modos gregos, percepção musical, formação de acordes, etc., compensarão quando se conseguir tocar sua primeira música, seu primeiro solo ou fizer seu primeiro improviso na guitarra.

E se você pensa em aprender guitarra, porém online, algumas dúvidas podem surgir. E é até importante que elas surjam, pois isso mostra que você se preocupa com seu desenvolvimento no instrumento.

A seguir listamos itens que mostram o lado bom e não tão bom de se estudar guitarra pela internet.

 

Aula de guitarra online: por que vale a pena?

Existem locais onde é difícil encontrar bons professores de música ou onde as escolas são muito distantes e, nesse caso, as aulas online são a saída.

Mas elas são ideais também quando a grana é curta para pagar aulas particulares. Nesse caso, existem cursos de guitarra online que oferecem um bom material por um valor que cabe no orçamento.

A hora-aula de uma aula com um professor de guitarra custaria o valor da mensalidade de um curso online. Se você fizer as contas, teria uma enorme economia.

Daí você estuda do seu computador, tablet ou mesmo do seu celular com acesso à internet. E de qualquer lugar.

Outra coisa legal é que você estuda de acordo com seus horários.

Ao estudar numa escola de música, você teria que estar lá no horário que acontecem as aulas, e se perder uma aula pode ser que o conteúdo não seja dado novamente para você. Mas com aulas pela internet você estuda no horário que melhor lhe convier.

Se não der para estudar em “X” hora da manhã hoje, então basta estudar em “Y” hora pela tarde. E você ainda não perde nenhum conteúdo.

Mas claro que os resultados serão melhores se você tiver disciplina. Definir um horário para sua aula de guitarra online é essencial.

 

Os contras da aula de guitarra online

Como em quase tudo na vida, existem os pontos positivos e os pontos negativos.

Há como primeiro ponto negativo em se estudar guitarra online a procrastinação.

Quando você tem um professor ao seu lado, então é mais motivado para seguir em frente. Mas estudar sozinho pode fazer você ficar desmotivado e desorganizado.

É por isso que a aula de guitarra online não é algo para qualquer pessoa. É preciso se esforçar para manter o foco e a determinação. Uma coisa que pode te ajudar é assistir vídeos de outros guitarristas para se inspirar.

Lembre-se ainda de montar um cronograma de estudos. Assim saberá o que tem que estudar durante a semana.

Mas há ainda outro ponto negativo em se estudar guitarra online que é o excesso de material. Há cursos para todos os lados, e-books, apostilas, etc. E com essa avalanche de conteúdo você pode se perder.

Recomendamos que você escolha um curso (no máximo dois, assim tem uma referência) e foque no estudo dele. Evite ficar pulando de galho em galho nos seus estudos musicais, pois isso te fará se perder na floresta do conhecimento.

Na realidade, quem se perde em meio a vários cursos de guitarra não chega a lugar nenhum.

O fato é que estudar música online tem seus prós e também seus contras. Mas, como visto, há como contornar ou amenizar esses contras.

Se você curtiu esse artigo, então vai gostar ainda mais de saber que temos muitos outros no blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação