A música dos anos 60 mudou a cultura mundial

3 de novembro de 2022 por na categoria Áudio com 0 e 1
Home > Blog > Áudio > A música dos anos 60 mudou a cultura mundial

Mesmo sendo os anos 80 a melhor época para a música, a música dos anos 60 também concedeu sua contribuição.

Nessa década tinha-se um cenário musical muito bem definido, foi a partir daí que surgiram muitas letras em forma de protesto, especialmente no tocante ao rock, novos estilos musicais entravam em cena, entre outros.

 

A música dos anos 60 no mundo

Os anos 60 foram marcados pela popularização do Rock and Roll com bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Credence Clearwater Revival, The Who, entre tantas outras. Nessa época, também, a música era considerada pelos jovens como um ato político, por isso os influenciava tanto.

Um exemplo bem expressivo disso são as diversas músicas compostas em forma de protesto contra a Guerra do Vietnã. Sendo que Bob Dylan foi um dos principais. Até então, a música usada nesse sentido era algo proibido. E a indústria da música tentava a todo custo ocultar o comprometimento dos artistas ante a tais acontecimentos, ou seja, evitava-se misturar música com política ou causas sociais.

No entanto, isso não perdurou. Pois com a chegada do Rock em prol de causas, a música criava um novo trajeto. E tudo isso teve início na Guerra do Vietnã, conflito que foi de 1955 a 1975. No começo os artistas expressam-se timidamente, mas com o tempo, e sentindo-se mais livres para isso, os protestos em forma de música se tornaram mais fortes.

E ainda falando em músicos que usavam a música como forma de protesto, tivemos Bob Dylan com “Masters of War”, Simon & Garfunkel com “Scarborough Fair/Canticle”, entre tantos outros.

Mas tudo não se resumiu apenas à Guerra do Vietnã. A música dos anos 60 foi também empregada a outras causas e movimentos como as mudanças climáticas, a fome no mundo, o apartheid na África do Sul, o desastre em Bangladesh, etc.

Ainda, nos anos 60 acontece o Festival de Woodstock (também conhecido como “Woodstock Music & Art Fair”). Esse foi um famoso encontro de músicos que aconteceu entre 15 a 18 de agosto de 1969, nos meses finais dos anos 60, e que se tornou um ícone da cultura mundial.

 

A música dos anos 60 no Brasil

Em nosso país, claro, a música também passou por diferentes fases. Ao longo dos anos a cultura brasileira sofreu transformações e a partir de 1960 o país vivenciou uma série de metamorfoses. E parte disso teve influência com as mudanças também do cenário político.

Por aqui tínhamos, em 1965, Elis Regina inaugurando a MPB com a canção “Arrastão” composta por Vinícius de Moraes e Edu Lobo. E também Os Mutantes, revolucionando com o uso de guitarras elétricas.

Além disso, os festivais dos anos 60 se tornaram um divisor de águas. Durante o período de ditadura, que começou em 1964, os canais de TV Excelsior, Record e Globo passaram a exibir festivais de música que se tornaram muito populares. E muitos artistas aproveitaram a situação para expor suas músicas com letras de protestos, como foi o caso de Geraldo Vandré e sua canção Pra Não Dizer que Não Falei das Flores.

Foi durante os festivais que surgiu o tropicalismo, um dos mais importantes movimentos musicais no Brasil

E tanto aqui como em vários outros países, a música também acabou gerando influência na vestimenta. Um exemplo disso foram as calças jeans mais justas e com cintura baixa que chegam ao guarda-roupas masculino com o sucesso da banda The Beatles.

Ainda se tratando de vestimenta, no Brasil tivemos o movimento musical Jovem Guarda ajudando a ditar a moda da época.

 

Conclusão

Como podemos ver, a música dos anos 60 teve uma enorme importância tanto para o cenário musical quanto para a cultura em vários países, incluindo o Brasil.

E se você gostou desse artigo, confira mais no Blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2023 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação