A gestão de processos e sua necessidade para as indústrias

28 de fevereiro de 2019 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > A gestão de processos e sua necessidade para as indústrias

Com novos concorrentes surgindo a todo momento e com mercados cada vez mais competitivos, o gestor da indústria precisa ter um maior controle de seus processos, garantindo que seu negócio continue sempre relevante. É aí que entra a gestão de processos, que tem como principal objetivo analisar dados, verificar e se certificar que os diferentes processos estão sendo realizados de maneira correta. Nesse texto vamos abordar alguns dos principais elementos relacionados ao tema e destacar algumas boas práticas para auxiliar você e sua equipe a melhorar sua gestão de processos.

Principais elementos da gestão de processos

Os primeiros pontos para iniciar uma boa gestão de processos é descobrir detalhes sobre a sua linha de produção, destacando:

 

• Custo de cada item produzido – Sabendo o valor de cada item produzido por sua empresa, você poderá definir o custo total de sua produção diária e analisar quais pontos podem ser melhorados para diminuir o custo de produção ou até mesmo aumentar o preço de venda de seu produto. É importante entender que aqui você precisa incluir diversos custos, como valor de mão de obra, valor de matéria-prima e em alguns casos outros fatores como gasto com energia elétrica, por exemplo. Mantenha seu custo de produção sempre atualizado, para que sua gestão de processos fique precisa e confiável.

 

• Quantidade de matéria-prima utilizada por peça produzida – Esse é outro número importantíssimo para a gestão de processos, já que ele define se a produção está saindo de acordo com o planejado ou se está acontecendo desperdício em qualquer ponto da linha de produção. Esse dado pode auxiliar com a compra de matéria-prima mais certeira e na verificação da eficiência da linha de produção como um todo.

 

• Avaliação da produtividade – Assim como a quantidade de matéria-prima utilizada, a qualidade de cada produto feito em sua linha de produção é outro dado muito valioso para fazer uma gestão de processos adequada. Crie métricas para avaliar a qualidade dos diferentes produtos e defina qual a margem de erro que será tolerada. Perceba também quanto tempo é necessário para produzir cada um dos produtos e se existem elementos em sua linha de produção que estão atrasando esse processo.

 

• Outros pontos de destaque – Verifique se existem outros detalhes que devem ser considerados para a gestão de processos. Algo como um maquinário que pode ser trocado ou um equipamento especifico que está atrapalhando o processo, podem ser indicativos importantes para se incluir durante toda a análise e gestão de processos. Aqui vale a pena usar seu feeling para identificar possíveis pontos de interesse na linha de produção.

 

Agora com todos esses dados destacados, é hora de fazer uma análise detalhada.

Fazendo a análise e gestão de processos

Caso você esteja iniciando a gestão de processos de sua empresa agora, é importante fazer algumas projeções para utilizar como base, ou converse com seus fornecedores perguntando qual é a média de produção para determinado produto e determinada matéria-prima, assim você já conseguirá chegar em conclusões mais embasadas do que esperar e do que pode melhorar em seus processos internos.

 

Verificando os dados, analise quais os principais pontos que estão deixando a desejar e principalmente saiba o motivo desse fato. Em alguns casos, os colaboradores não estão produzindo tão bem simplesmente por falta de conhecimento de como o maquinário funciona, ou ainda por falta de capacitação. Perceba também se existem outros elementos que podem ser melhorados para facilitar o dia a dia dos funcionários.

 

Avalie também se existem pontos e colaboradores que estão com um desempenho superior ao esperado e caso julgue uma boa ideia, convide ele para que ajude na capacitação dos outros colaboradores, auxiliando para que todos melhorem seus processos diários.

 

Perceba que a gestão de processos precisa ser um trabalho constante, sempre verificando os dados já levantados no passado e fazendo projeções para o futuro em médio e longo prazo da empresa, facilitando assim a conferência e verificação dos diferentes pontos.

 

Aqui na Sparflex sabemos que a gestão de processos torna as indústrias mais produtivas. E você pode contar com nossos cabos especiais para que seu maquinário também seja mais produtivo. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação