Como criar uma estratégia de vendas para revenda de cabos

7 de março de 2019 por na categoria Revenda com 0 e 0
Home > Blog > Revenda > Como criar uma estratégia de vendas para revenda de cabos

Muitos vendedores e gestores acreditam que o sucesso de suas vendas é apenas fruto da habilidade individual de cada membro da equipe e a capacidade de argumentação e convencimento de seus vendedores. Cada um desses fatores é realmente importante para o fechamento de novos negócios, porém, uma estratégia de vendas adequada pode auxiliar a equipe de diferentes maneiras. No texto de hoje, iremos detalhar quais são os itens mais importantes para se fazer uma boa estratégia de vendas e como elas podem ser aplicadas em uma revenda de cabos.

Criando uma estratégia de vendas adequada para seu negócio

Uma boa estratégia de vendas precisa contar com diversos detalhes para garantir o seu funcionamento adequado. Os principais deles são:

 

• Conheça bem o seu produto e seu cliente – Um estudo detalhado levantando as principais características tanto do seu cliente quanto do seu produto, vão ajudar você a criar uma estratégia de vendas mais certeira e aplicada ao seu negócio. Destaque detalhes como hábitos de consumo e quais os itens que devem ser vendidos em maior quantidade nas próximas semanas e meses.

 

• Faça um planejamento de vendas – Imagine seu cliente ideal e comece a planejar como será a venda feita para ele. Quais os principais hábitos de consumo, quais os produtos que mais se adequam à realidade desse cliente e em quanto tempo ele deve decidir pela compra? Todas essas questões podem influenciar em sua estratégia de vendas e fazer com que seu atendimento flua mais rapidamente e naturalmente. Preveja aqui também, quais serão as principais objeções que seu cliente pode levantar e já crie soluções para cada uma delas, assim sua equipe não será pega de surpresa no momento da venda.

 

• Defina qual vai ser a finalidade da estratégia de vendas – Em geral a estratégia de vendas vai buscar fechar mais negócios e aumentar o seu faturamento, mas perceba se esse é o único objetivo que você tem em mente. Você pode por exemplo usar uma estratégia focada na atração de novos clientes ou ainda com foco em trazer de volta antigos clientes que não compram em sua loja faz muito tempo.

 

• Detalhe os diferenciais do seu produto e de sua loja – Mesmo que não sejam divulgados para o grande público, esse tipo de informação ajuda o vendedor a entender quais são os pontos mais fortes que ele pode utilizar no momento da venda. Se sua empresa conta com uma negociação mais flexível, aproveite e detalhe para os membros da sua equipe até onde eles podem negociar e quais os principais pontos de destaque de seu produto.

 

• Sua equipe deve estar focada no fechamento – Atrair novos clientes é muito importante, mas fechar vendas é ainda mais. Instrua sua equipe a negociar de maneira certeira e levar a compra sempre para o próximo estágio e mais perto do fechamento.

 

• Faça um plano de divulgação de sua marca e empresa – Utilize os meios de comunicação, principalmente as redes sociais para divulgar sua empresa. Se possível crie métricas para verificar como os novos clientes conheceram sua loja. Essa informação poderá ser utilizada no futuro para facilitar a divulgação e o seu planejamento para outras campanhas.

 

• Capacite sua equipe – Um treinamento correto também vai ajudar para que sua estratégia de vendas tenha o aproveitamento desejado. Perceba os principais pontos que sua equipe tem dificuldade efaça capacitações focadas para sanar essas dúvidas.

 

Os pontos da estratégia de vendas vão variar de acordo com cada empresa e com cada mercado, mas de maneira geral devem seguir esses passos. Agora, vamos ver um exemplo prático de uma estratégia de vendas.

Estratégia de vendas para uma revenda de cabo

João percebeu que as vendas de sua equipe estavam menores do que o esperado e por isso ele resolveu criar uma estratégia de vendas. Começando com uma análise e planejamento detalhado de seu mercado, ele então notou que existia um tipo de cabo que não era vendido com tanta frequência. Então ele se reuniu com sua equipe e concluiu que eles não conheciam bem o produto e não sabia para o que ele serve. João então conversou com seu fornecedor que disponibilizou uma capacitação para os funcionários. Como o cabo era próprio para indústrias que necessitam de alta fidelidade nas informações obtidas, João criou um plano de divulgação específico para o cabo em questão. Como agora os vendedores conhecem os detalhes sobre ele, o produto ganhou muito espaço e hoje é um dos mais vendidos da empresa.

 

Esse exemplo mostra a importância de entender principalmente os motivos que estão impedindo a venda e como uma estratégia de vendas adequada pode contribuir com o desempenho de toda equipe.

 

Agora que você já sabe como fazer sua estratégia de vendas, pode contar com a parceria da Sparflex para que ela dê sempre resultados positivos. Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Aproveite também para conhecer o sistema de parceria Sparflex. Faça seu cadastro!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação