5 dicas de cuidados com seu microfone com fio

14 de setembro de 2019 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > 5 dicas de cuidados com seu microfone com fio

Para muitas pessoas, o microfone é um instrumento de trabalho dos mais importantes, como é o caso de cantores, palestrantes, professores e outros. E assim como outros instrumentos de trabalho, os microfones precisam de certos cuidados para que eles transmitam o som de forma clara e também para que durem mais.

 

Por isso, vamos mostrar para você neste artigo 5 dicas de cuidados que você deve ter com seus microfone com fio. Acompanhe!

1. Limpeza

Nada pior do que você usar um microfone sujo! Além da má impressão que ele pode causar, tem também a questão das bactérias que vão se acumulando, principalmente por causa da saliva. Siga as recomendações de limpeza do fabricante, mas como via de regra, o microfone deve ser limpo logo após o uso, ou pelo menos uma vez por semana. Para isso, utilize detergente neutro diluído em um pouco de água, umedeça um pano e passe no microfone.

 

Clique aqui para algumas dicas de como limpar seu microfone

 

2. Na hora de guardar

No caso específico de um microfone com fio, você deve tomar um cuidado extra, que é justamente na forma de enrolar o fio. O jeito certo é ir fazendo voltas com o fio, partindo do plug em direção ao microfone. Tenha cuidado para não deixar as voltas muito apertadas, a fim de evitar uma tensão muito grande, pois isso pode quebrar os fios internos de cobre, a capa protetora e até mesmo as junções do cabo com o plug e o microfone.

 

Guarde o microfone, já com o cabo enrolado, em um saco plástico ou caixa, de forma que o fio não desenrole. Para isso, você pode usar fitas de velcro. Também é uma boa ideia manter um saquinho de sílica gel, que retira a umidade e assim garante que as partes metálicas do microfone com fio sofram com oxidação.

3. Evite a umidade

Como dito no tópico acima, a umidade pode danificar seu microfone. E além da ideia de guarda-lo com um saquinho de sílica gel, você também deve tomar cuidado com sua saliva. Evite falar muito perto do microfone, para que assim as gotículas de saliva não penetrem nele, principalmente se for um microfone do tipo condensador. Caso você perceba que entrou um pouco de saliva na grade, use um secador de cabelos com vento frio e em velocidade baixa, longe o suficiente do microfone, apenas para que o vento seque a umidade.

4. Mantenha o microfone longe de fontes de calor e do sol

Assim como é importante evitar a umidade, seu microfone com fio também não deve ficar próximo de fontes de calor e do sol. Isso porque quando ele se aquece muito, pode sofrer danos na parte interna, tanto do microfone quando do cabo. Além disso, se for uma fonte de calor excessivo, partes plástica ou de borracha podem derreter.

 

5. Conectando o microfone

E como última dica, mas não menos importante, vem a parte de como conectar e ligar seu microfone com fio. Pode parecer algo bobo, mas muitas pessoas fazem do jeito errado. O correto é primeiro desligar o botão do microfone e da fonte de alimentação (uma caixa de som ou amplificador, por exemplo). Em seguida, conecte o plug na fonte de alimentação, ligue seu botão e do microfone. Isso evita que uma carga de energia muito forte possa danificar seu microfone.

 

E é isso, pessoal. São dicas simples mas que podem manter a qualidade do som e a longevidade do seu microfone com fio. Assim você não fica na mão e economiza uma boa grana!

 

Fique por dentro do mundo da música vendo mais artigos no Blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação