O que é profibus e sua importância para as revendas de cabos

16 de agosto de 2018 por na categoria Revenda com 0 e 0
Home > Blog > Revenda > O que é profibus e sua importância para as revendas de cabos

Os sistemas de comunicação entre partes específicas de empresas vêm sendo utilizados por muito tempo, sempre procurando otimizar processos, reduzir erros e garantir o bom funcionamento do setor da empresa. Estes sistemas são mais comumente associados com a parte mais burocrática da empresa, como setor financeiro e setor de criação. Mas existem sistemas específicos como o Profibus e outros Fieldbus que tem como função controlar e gerencias aspectos da produção e do maquinário da empresa.

O que é um Fieldbus

O Fieldbus é uma rede que inclui vários elementos básicos do chão de fábrica como medidores, válvulas e sensores. Sendo utilizado para controlar de forma remota e verificar se os elementos estão funcionando conforme o programado. Estes sistemas são uma evolução digital dos sistemas analógicos dos anos 60 e 70 que tinham a mesma função, mas não contavam com o mesmo tipo de precisão e velocidade na leitura e processamento de dados.

Cada um dos elementos do chão de fábrica pode ser interpretado de maneira separada ou através de grupos, dando aos gerentes de produção uma ideia muito mais precisa do funcionamento do maquinário e das operações realizadas pelos funcionários que fazem uso dos diferentes tipos de máquinas.

Existem muitos modelos de Fieldbus, mas um dos mais populares e confiáveis é o Profibus.

O que é o Profibus

O Profibus é um padrão de rede de campo aberto e independente que pode ser utilizado para gerenciamento de diversos tipos de equipamento e maquinário diferente, sendo encontrado nas mais variadas indústrias do mundo todo.

A segurança do sistema Profibus é garantida pelos padrões de normas EM 50170 e EM 50254 e pode ser utilizada para conectar diferentes tipos de equipamentos e software de gestão, tornando este padrão de rede uma opção muito versátil.

Existem alguns diferentes modelos do Profibus, mas hoje iremos focar especificamente no Profibus DP e no Profibus PA.

Profibus DP

É a solução de alta velocidade do Profibus. Esta solução é focada em manter o contato com equipamentos que estejam descentralizados, sendo assim é necessário um cabeamento que possibilite a comunicação em altíssima velocidade entre os diferentes sistemas de automação e equipamentos, garantindo assim a segurança e qualidade dos processos e dados recebidos e analisados.

Através do sistema de cabeamento adequado, o Profibus DP pode se comunicar em uma velocidade de até 12 Megabytes por segundo, sendo assim os dados levam cerca de 5 milissegundos para serem recebidos e processados pelo programa utilizado pela empresa. Por esta característica, este modelo virou referência em todo o mundo, sendo utilizado por diferentes tipos de indústrias, e ganhando rapidamente o reconhecimento como uma das melhores maneiras de distribuir, armazenar e coordenar os dados do chão de fábrica.

Para conseguir a comunicação nesta velocidade, o DP utiliza a RS 485 ou a fibra ótica no caso de ambientes que possuem muitos ruídos.

Profibus PA

A versão PA, do inglês Process Automation, ou ainda automação de processos, é adequada para empresas que necessitam do controle de processos que tenham algum tipo de automação. O Profibus PA faz a comunicação direta com o equipamento, facilitando estes processos e sendo ainda mais rápido e eficiente.

Embora o foco do PA tenha relação direta com a autonomia, ele não exclui nem limita a possibilidade da entrada manual de novos comando e edição de comandos já programados. O Profibus PA inclusive é indicado para operar, de forma remota, maquinários que apresentem riscos para o operador.

Diferente da versão DP, o Profibus PA não conta com uma velocidade tão grande de comunicação, sendo necessário uma proximidade relativa do equipamento que vai controlar e analisar os diferentes aspectos da produção. A distancia máxima é de até 1.900 metros, sendo possível aumentar este número com o uso de repetidores, chegando ao máximo de 9.500 metros.

Além destas duas versões citadas anteriormente, o padrão de rede Profibus está sempre evoluindo e adicionando novos módulos e funções aos seus padrões já existentes. É importante ressaltar para o cliente a relevância de um sistema de cabeamento adequado para garantir o bom funcionamento do padrão de rede e dos processos realizados por ele.

Por se tratar de uma tecnologia ainda em fase de implementação por muitas empresas, este tipo de padrão de rede acaba se tornando uma ótima opção para revendas de cabos.

A Sparflex produz cabos para Profibus, montados ou sob demanda. Faça seu orçamento clicando aqui

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação