Música para relaxar: como ela melhora nossa mente

27 de maio de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Música para relaxar: como ela melhora nossa mente

Muitos já usam a música para relaxar, mas poucos sabem do real benefício dela para a mente.

Uma vida sem música é possível para você? Provavelmente, a resposta é não.

Escutamos música quando estamos trabalhando, estudando, em festas ela não pode faltar, etc. A música é algo presente no dia a dia, seja ela de que estilo for.

Mas ela não gera apenas prazer, há estudos que comprovam muitos benefícios da música para a mente.

A música tem a capacidade de ativar a área de prazer no cérebro. E, devido a isso, muitos especialistas ao redor do mundo (médicos, terapeutas) têm adotado seu uso para complementar diferentes tipos de tratamentos.

 

Música para relaxar: alguns dos benefícios da música para a saúde

A ciência comprova os benefícios da música para relaxar. De acordo com um estudo feito pela Universidade McGill, no Canadá, ouvir música gera no organismo uma sensação de prazer e bem-estar porque libera dopamina.

Já notou que quando você faz alguma tarefa que julga ser chata, ela fica “menos chata” com música?

Experimente fazer isso hoje: coloque aquela música que te faz cantar e vibrar enquanto faz alguma tarefa que não tem muita motivação para fazer.

 

Cantar também é um alívio para o estresse! Veja o artigo onde passamos exercícios para soltar a voz.

 

Dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de satisfação, você se sente bem. E essa sensação boa é possível quando você escuta a música que gosta, seja um rock, blues, jazz, sertanejo, música eletrônica, etc.

E aqui abaixo temos uma lista com mais alguns benefícios da música na nossa vida.

  • Ajuda a reduzir o estresse: num dia de muitos compromissos e muito estresse, a música pode trazer uma calmaria;
  • Ela também ajuda a fortalecer a memória;
  • Quando cantamos ou mesmo tocamos um instrumento, é possível esquecer da dor com essa mudança de foco. Inclusive, quem pratica atividades físicas ou faz academia pode ter um melhor desempenho se escutar música, pois ela ajuda a trazer estímulo e tira o foco do cansaço
  • Ela pode ajudar a melhorar a comunicação, uma vez que a música é composta por progressões e tempos distintos, etc.

 

O poder dos sons no seu cérebro

Especialistas relatam que as frequências possuem uma poderosa ação no cérebro.

Um exemplo seria no caso de sons mais graves que podem ajudar uma pessoa a se acalmar e tendem a contribuir ainda para combater problemas como insônia e proporcionar um sono melhor. E o mesmo acontece com músicas mais lentas.

É comum na yoga usar uma música mais lenta, mais tranquila, a fim de conseguir relaxar.

Já sons mais nos médios e agudos são ideais para quem deseja despertar logo pela manhã e estar mais disposto. Lembra do som do alarme estridente que te faz levantar num pulo?

O mesmo vale para músicas mais animadas, num andamento mais acelerado, por exemplo. Sabe aquele heavy metal que não te deixa ficar sonolento? Ou a música que você coloca quando está fazendo a caminhada/corrida matinal?

Para as gestantes, a música para relaxar é uma grande aliada para que a mãe possa se conectar com seu bebê, principalmente com música clássica.

É dito que a música consegue ajudar na gestação conferindo em calma ao bebê, especialmente se a mãe passar a cantar. Mas isso por volta da 21ª semana de gestação.

Realmente, há muitos benefícios da música no dia a dia. E para muitos é impossível passar um dia sem ouvir música ou tocar um instrumento.

 

Continue acompanhando as atualizações no blog da Sparflex. Temos muitas informações a respeito do mundo da música! Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação