Favoreça a lucratividade da sua empresa com o planejamento estratégico

21 de dezembro de 2017 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Favoreça a lucratividade da sua empresa com o planejamento estratégico

Um dos segredos do sucesso de empresas que produzem bens de consumo, como por exemplo as de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, automóveis e computadores, é o planejamento estratégico. Esse tipo de planejamento se dá antes mesmo da fase de projeto, quando a equipe que vai desenvolver um novo produto começa a o enxergar antes de sua execução prática, anotando quais serão as etapas, materiais, dimensões, quem vai comprar e, principalmente, os responsáveis por cada uma dessas características. Esse planejamento mostra quais estratégias devem ser adotadas em cada uma das etapas, de forma a contribuir para a lucratividade da empresa e o sucesso de vendas do novo produto.

É como quando vamos fazer um almoço de domingo para algumas visitas. Temos que saber de antemão quantas pessoas virão, o que elas gostam de comer, quais ingredientes comprar e em qual hora toda a comida deve estar pronta. Se essas perguntas não são respondidas, pode acontecer do almoço ser um verdadeiro fiasco! Nesse exemplo vemos que o resultado final é agradar as visitas, mas no desenvolvimento de produtos o objetivo é fazer com que a empresa venda e tenha lucro.

Um planejamento estratégico bem definido evita diversos problemas como erros de execução, dimensionamentos incorretos, uso de materiais desnecessários, mão de obra sem a qualificação necessária e perda de tempo. Sem esses problemas, que na verdade costumam ser comuns em muitas empresas, a empresa é favorecida no sentido de que tudo sairá dentro do prazo e com tudo do melhor que o produto final precisa para ter sucesso nas vendas. São muitos os fatores a serem considerados, mas os mais comuns são:

  • matérias-primas a serem utilizadas
  • fornecedores
  • criação de peças / componentes exclusivos
  • custo para a criação de protótipos e para a execução do produto final
  • mão de obra especializada
  • integração do setor de desenvolvimento com outros setores da empresa
  • etapas com marcação de início e fim de cada uma delas
  • os responsáveis por cada etapa
  • testes de funcionamento
  • uso de planilhas de controle
  • análises de resultado em cada etapa

De acordo com o tipo de empresa e produto final, outras características podem ser integradas. O que vale é pensar de modo analítico para decidir o que o seu planejamento vai precisar para que tudo aconteça no tempo certo, de forma eficaz.

Uma dica que tem funcionado para muitas empresas é fazer todo o planejamento de trás para frente, ou seja, do fim para o início. Parece estranho mas é bem simples: pense primeiro em como e quando será o lançamento do produto no mercado. Depois, quais, como e quando serão os testes finais. Depois, sobre a montagem do protótipo final sobre o protótipo de testes. Vá indo nessa direção até chegar na primeira parte, que é criar o primeiro esboço do planejamento. Pode parecer complicado, mas em algumas situações esse caminho inverso mostra características diferentes, que podem resolver problemas não vistos no caminho normal.

Com tudo isso, o faturamento da empresa passa a ter maiores garantias de sucesso, o que é o objetivo principal de todos os setores, ainda mais no de desenvolvimento de produtos.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação