O gerenciamento de projetos e a participação de cada área da empresa

28 de dezembro de 2017 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > O gerenciamento de projetos e a participação de cada área da empresa

Gerenciar um projeto, ainda mais quando se trata de um novo projeto, é uma tarefa que pode trazer muitas dificuldades. Mas com a participação das diversas áreas da empresa, tudo fica mais fácil, pois cada responsável tem a oportunidade de apresentar as suas soluções, com o intuito de chegar a um consenso por parte de todas as áreas.

Veja abaixo as principais áreas de uma empresa e como elas se enquadram no gerenciamento de projetos.

  • Administrativo

Em geral, o setor administrativo vai dar as informações iniciais que serão a base para o gerenciamento do projeto. São os administradores que sabem quanto um projeto terá de recursos e quando cada etapa deve ser concluída.

 

  • Comercial

Diz respeito a como o projeto, depois de finalizado, será comercializado, mostrando expectativas de ganhos e impasses de vendas. Também pode apresentar dados sobre a formação da equipe de vendas e emitir relatórios de vendas.

 

  • Financeiro

É deste setor que parte quanto pode ser investido no projeto, e seu papel é adequar valores de forma a garantir a qualidade e sucesso. Em muitos casos o setor financeiro deve fazer a captação e investimentos de recursos para o projeto.

 

  • Marketing

O setor de marketing é o responsável por garantir que o projeto tenha estratégias que, unidas às vendas, façam com que o projeto alcance sucesso entre o público-alvo. Também é sua responsabilidade fazer a comunicação entre os diversos setores e responsáveis pelo projeto.

 

  • Recursos humanos

Daqui parte o esforço de ter mão de obra qualificada para o projeto, seja em seu desenvolvimento ou em sua execução. Outro papel importante do RH é ter certeza que as práticas e políticas da empresa sejam seguidas durante o projeto.

 

  • Desenvolvimento

Os responsáveis pelo desenvolvimento de produtos garantem que o projeto seja implementado seguindo procedimentos corretos para o projeto, principalmente quando de trata de um novo produto. Eles definem as características técnicas do produto que será alvo do projeto.

 

  • Compras

Tudo o que o projeto precisa para ser bem gerenciado e executado passa pelo setor de compras, que deve ajustar o orçamento dado com a qualidade de matérias-primas e outros componentes.

 

  • Contábil

Por aqui passam os números do projeto. O setor contábil trabalha em um projeto com informações sobre o mercado, tributos, bancos, transações, folhas de pagamento e mais uma série de fatores. O responsável contábil, seja ele interno ou externo, cumpre com a função de trabalhar com os ativos e passivos de um projeto.

 

  • Jurídico

Assim como o setor contábil, o jurídico pode estar dentro ou fora da empresa. É ele que fornece as garantias legais para um projeto, incluindo ações contra espionagem industrial. Os advogados orientam quanto às melhores práticas dentro de um projeto.

 

  • Produção

Os gerentes de produção junto com sua equipe garantem a execução do projeto em si, ou seja, a entrega do produto final pronto para consumo. Aqui a preocupação dentro do projeto é a qualidade e o prazo de entrega.

 

  • Qualidade

O setor de qualidade vem para dar continuidade na produção, de modo a fazer com que o produto final saia de acordo com as especificações necessárias. É a ponte entre o projeto e a satisfação dos clientes que adquirem o produto final.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação