O que fazer quando os instrumentos perdem a afinação

15 de março de 2018 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > O que fazer quando os instrumentos perdem a afinação

Nada pior do que um instrumento de cordas que começa a perder a afinação. O cenário é sempre o mesmo: você começa a tocar, percebe que a afinação não está boa, perde tempo para afinar de novo e de novo, mas mesmo assim não resolve… Então você resolve trocar as cordas por um novo conjunto e também não resolve… Esse problema pode acontecer com qualquer músico, e os motivos são diversos. O ideal é que você entenda os fatores que levam a essa perda de afinação, para corrigir o problema da forma correta. Veja agora os fatores mais comuns e como corrigi-los.

 

Cordas novas

Quando colocamos cordas novas em um instrumento, elas levam um tempo para lacearem, o que causa uma perda na afinação, porque as cordas novas têm mais tensão na elasticidade, e tendem a voltar à tensão original. Leva alguns dias para que elas se acomodem e mantenham a afinação, dependendo da marca. Pode ser entre uma a duas semanas. Alguns músicos puxam as cordas novas antes de as colocarem no instrumento, mas esse procedimento deve ser feito com muito cuidado, tanto para que as cordas não se quebrem quanto para não tirar a elasticidade delas.

 

Cordas velhas

As cordas velhas perdem a elasticidade, ficando duras e perdendo a afinação com facilidade. Para saber quando é a hora de trocas as cordas, veja essa outra matéria: Quando chega a hora de trocar as cordas.

 

Tipos de tarraxas

Temos dois modelos principais: as com blindagem e as com sem blindagem. As tarraxas sem blindagem podem causar uma oscilação nas suas engrenagens, o que leva à perda de afinação das cordas. Com o tempo e com o uso do instrumento, as engrenagens começam a ficar bambas, causando um desgaste nas peças e assim elas não conseguem manter a afinação. Já as tarraxas blindadas são mais firmes e demoram muito mais para sofrer desgaste.

Um cuidado extra a ser tomado com as tarraxas diz respeito às porcas e parafusos. Eles devem ser apertados com muito cuidado periodicamente, talvez a cada seis meses, para que as outras peças das tarraxas fiquem firmes e segurem a afinação.

 

Trastes velhos

Com o uso do instrumento, os trastes começam a ter pequenas deformações em sua superfície, que pode tanto ficar achatada como apresentar ranhuras no local onde as cordas são pressionadas. Assim, a afinação também se perde.

 

Atenção nas oitavas

Aqui é um problema da qualidade da afinação. É imprescindível manter as oitavas bem reguladas, pois elas interferem na afinação do instrumento, o que pode levar alguns músicos a pensarem que o instrumento está perdendo a afinação, quando na verdade basta ajeitar as oitavas para que o som saia perfeito.

Para afinar as oitavas, o instrumento tem que estar bem regulado, com o tensor ajustado do modo correto. Se não estiver, o que vai acontecer é que o braço fica empenado, alterando a distância entre os trastes, o que compromete a afinação perfeita. O braço empenado também passa a mesma impressão de que o instrumento está perdendo afinação, mas corrigindo a curvatura, o problema se resolve.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação