Quando chega a hora de trocar as cordas do violão

18 de janeiro de 2018 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Quando chega a hora de trocar as cordas do violão

Trocar as cordas do violão, da guitarra, baixo, violão, cavaquinho ou outros instrumentos de corda é uma tarefa até bem simples, e necessária, mas será que você sabe qual é o momento certo de troca-las? Para muitos músicos, quando uma corda se parte já é motivo para trocar todas as outras ao mesmo tempo, mesmo que estejam novas, para que os timbres sejam os melhores, já que cordas de marcas diferentes podem causar um certo desconforto auditivo, pois cada fabricante pode ter máquinas e procedimentos diferentes.

Existem situações específicas em que se faz necessário trocar as cordas, mas também pode ser que você tenha seus motivos pessoais. Claro que tem músicos que amam o som produzido por cordas velhas, enquanto outros preferem o som de um jogo de cordas novinho. São preferências, vai de acordo com cada um!

O importante é que você se sinta confortável para tocar suas músicas, sejam as cordas velhas ou novas. Não existem regras estabelecidas para quando você tem que trocar as cordas do seu instrumento, mas alguns sinais podem indicar que é chegado o momento. Aqui estão alguns deles.

 

  1. Cordas enferrujadas ou que perderam a cor original

Nestes dois casos, é só questão de tempo até uma corda se partir (reze para que elas não acertem você quando arrebentarem!). Alguns contaminantes como suor, umidade do ar, oleosidade das mãos, poeira e sujeiras em geral ajudam a corroer as cordas, juntamente com o desgaste natural que elas sofrem, seja pelo tempo ou pela frequência de uso (quanto mais você toca, mais elas se desgastam). Se as cordas da sua guitarra estão apresentando ferrugem ou perda de cor, é hora de trocar por novas. E para garantir maior longevidade às suas cordas, limpe cada uma delas com uma flanela seca depois de ter tocado.

 

  1. Perda de afinação

Você afina sua guitarra, começa a tocar e rapidinho a afinação se perde, produzindo aqueles sons grotescos que arrepiam até a alma? O que acontece é que suas cordas podem estar velhas e ter perdido a elasticidade. Mesmo que você cuide muito bem das suas cordas, limpando e tocando do jeito mais tranquilo e certinho possível, o tempo em que elas ficam esticadas no instrumento causa essa perda de elasticidade, assim como em qualquer material que fica esticado, o que torna impossível de se manter a afinação. O uso constante das cordas durante ensaios, treinos e shows também causa esse efeito, ainda mais com o uso de palhetadas fortes ou em solos mais agressivos.

 

  1. Já em algumas situações, o som da sua guitarra pode soar fraco, como se estivesse sem vida, sem brilho. Isso acontece pelo mesmo fato das cordas se desgastarem ou perderem sua elasticidade. Se for este o caso, um conjunto de cordas novas vai resolver o problema rapidinho, fazendo com que os acordes soem claros e altos. Cordas novas também fazem seus dedos se sentirem mais animados para tocar!

 

É isso, pessoal! Fiquem de olho nas suas cordas e troque por novas sempre que vocês sentirem necessidade!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação