Instrumentação e os principais instrumentos de medição

11 de junho de 2020 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Instrumentação e os principais instrumentos de medição

Mais do que nunca, é essencial que as indústrias de todos os ramos e portes estejam atentas à importância da adequada instrumentação. Ela deve acontecer de forma rigorosa, para garantir a qualidade dos processos produtivos.

Afinal, mesmo que haja máquinas onde está empregada a mais alta tecnologia, continua essencial certificar-se de que está funcionando na sua máxima potência e com total segurança a todos os envolvidos.

Além disso, em muitos segmentos da indústria, exige-se uma alta produtividade, sem que isso prejudique o bom funcionamento dos equipamentos. Esse é mais um motivo para que as empresas empreguem as melhores técnicas de instrumentação.

Se você tem interesse no assunto e quer saber mais, continue lendo este artigo.

  • O que é instrumentação
  • Principais instrumentos de medição

O que é instrumentação

A instrumentação consiste no estudo, desenvolvimento e uso de instrumentos de medição e controle de processos industriais.

Com a escolha dos instrumentos mais adequados, é possível fazer o controle de processos através de leituras que ajudam a interpretar medidas químicas e físicas de cada equipamento. Assim, consegue-se tornar os equipamentos mais eficientes.

Da mesma forma, é possível elevar ao máximo a atividade elétrica dos equipamentos. E mais, com a instrumentação apropriada, ocorre um significativo aumento da segurança dos funcionários na hora de trabalharem nas máquinas.

Além disso, a alta produtividade está garantida, bem como a redução de custos. Isso porque não se corre o risco de um equipamento parar de funcionar justamente no meio do processo ou mesmo ter que ficar temporariamente em desuso.

Principais instrumentos de medição

Para garantir todas as mediações necessárias no processo produtivo, há diferentes medidores industriais, sendo que cada um possui função específica. Portanto, também é fundamental saber usar a instrumentação de maneira apropriada.

Confira a seguir quais são os principais instrumentos de medição da indústria.

  • Manômetros

Trata-se de um dos mais tradicionais equipamentos de medição, sendo utilizado para leituras locais de pressão. Para tanto, tem uma conexão com o processo e um display ou ponteiro.

Há manômetros de baixa pressão, que medem equipamentos pneumáticos, tubulações de gás e compressores de ar e os manômetros de alta pressão, ideais para medir a alta pressão de bombas a diesel, hidrojatos e outros.

  • Transmissores

Os transmissores são aparelhos de pressão importantes no processo de instrumentação, sendo que possuem a função de medir as variáveis dos processos dentro das indústrias. Para tanto, eles capturam, indicam, registram, controlam e combinam resultados.

  • Termopares

Consiste em um sensor inteligente responsável por medir a temperatura das máquinas. Para tanto, faz uso de um par de condutores de metais, os termoelementos.

  • Pressostatos

Esses são aparelhos pequenos que servem para detectar a pressão do ambiente da máquina.

  • Vacuômetros

Na instrumentação, os vacuômetros servem para medir a pressão quando ela é menor do que a pressão da atmosfera. Com esse aparelho, medem-se o nível e vazão de fluidos.

Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo a respeito da importância da instrumentação feita com qualidade.

Entre em contato com a Sparflex, que produz cabos para instrumentação seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Telefone para (11) 2535-8900, envie um e-mail para contato@sparflex.com.br ou acesse www.sparflex.com.br/contato

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação