Gargalo na produção: o que é como eliminar esse risco

10 de dezembro de 2020 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Gargalo na produção: o que é como eliminar esse risco

Os gargalos podem ser um grande risco na produção industrial. Por outro lado, eliminá-los pode trazer muitos benefícios. Mas você conhece esse termo, o seu significado e como evitá-lo? Para descobrir tudo a respeito do tema, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir:

  • O que é o gargalo na produção
  • Tipos de gargalo na produção e como eliminá-los

 

O que é o gargalo na produção

O gargalo na produção acontece quando uma máquina ou recurso fica sobrecarregado durante o processo produtivo em uma indústria. O gargalo pode ocorrer ainda quando o equipamento está em sua etapa mais lenta do procedimento.

Nessas situações, a fabricação do produto se limita à velocidade do equipamento, a sua capacidade ou a situações que envolvem a sua utilização e prejudicam o seu fluxo. A boa notícia é que todos os gargalos na produção podem ser eliminados, de acordo com o seu tipo.

A partir disso, é possível aumentar a produtividade e possibilitar que a capacidade produtiva da sua indústria se mantenha no auge.

 

Tipos de gargalo na produção e como eliminá-los

  • Problemas com fornecedores

Quando fornecedores da sua indústria entregam depois do prazo acertado ou na quantidade errada, pode haver um gargalo na produção. Para eliminar esse risco, é importante escolher os fornecedores a dedo, priorizando os de confiança, bem como manter uma boa relação com eles.

  • Falta de matéria-prima

A ausência de matéria-prima ou mesmo uma quantidade insuficiente para a demanda também pode resultar em problemas de produção. Nesse caso, recomenda-se aperfeiçoar a gestão de compras, além de capacitar o seu gestor, para que a matéria-prima seja adquira de forma adequada.

  • Matéria-prima fora da validade ou antiga

Esse tipo de gargalo na produção é similar ao da falta de matéria-prima, assim, a mesma não pode ser utilizada. Aqui, além de investir na gestão mais assertiva dos recursos, deve-se ter o cuidado especial de usar os itens mais antigos do estoque, bem como comprar na medida certa para não passar da validade.

  • Dificuldade em solicitar materiais

A falta de material apropriado é outro gargalo na produção, que pode ter como causa a dificuldade de requisitar materiais. Se isso ocorre na sua indústria, é necessário desenvolver um sistema que torne mais simples e ágil essa tarefa. Se possível e conforme a situação, a solicitação deve ser automática.

  • Máquina parada

Um gargalo na produção que pode dar muita dor de cabeça é se uma máquina parar de funcionar no meio do trabalho. Para tanto, é essencial investir na manutenção preventiva das máquinas, além de monitorá-las e capacitar a sua equipe para que consigam resolver com agilidade os problemas.

  • Desconhecimento da capacidade produtiva

Esse é um risco para todo o processo produtivo da sua indústria, portanto, mais um gargalo que deve ser resolvido. Nesse caso, é preciso controlar os processos, para saber quanto se pode produzir em um determinado período de tempo e, assim, atender mais ou menos demandas.

  • Falta de documentos digitalizados

Uma gestão inadequada dos documentos também tem potencial para causar gargalo na produção. Afinal, se muitos relatórios e documentos impressos são necessários, a produção desacelera devido à falta de organização. O melhor é digitalizar a papelada.

Um dos principais gargalos é no controle de estoque. E sobre esse controle, inclusive, para gerar maior competitividade, deve ser seguido à risca. Saiba mais detalhes sobre o controle de estoque.

Interessado em conversar com a Sparflex? Além de fornecer cabos de alta qualidade, também pode combinar as datas de entrega para que o estoque fique sempre em dia. Para tanto, entre em contato pelos canais:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br/contato

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação