Como conectar pedais de guitarra

5 de outubro de 2017 por na categoria Áudio com 0 e 5
Home > Blog > Áudio > Como conectar pedais de guitarra

Um pedal de guitarra é um acessório que trabalha com a alteração dos timbres das guitarras, produzindo diversos efeitos sonoros diferentes, como distorções, ecos e reverberações. E o jeito de conectar os pedais é importante, tanto para que eles funcionem corretamente quanto evitar ruídos e problemas elétricos.

Para conectar apenas um pedal entre a sua guitarra e o amplificador, a sequência abaixo é a mais indicada.

 

  1. Primeiro tenha a certeza de que o amplificador e o pedal estão desligados, para evitar ruídos e curto circuito. Você pode manter os cabos de energia conectados na parede, mas os aparelhos dever ser desligados em seus botões On / Off.
  2. Em seguida, ligue tanto o amplificador quanto o pedal, lembrando que alguns pedais funcionam com bateria, o que neste caso é só plugar no amplificador, sem ter que testar para ver se o pedal está com a energia desligada.
  3. Plugue sua guitarra na entrada input do pedal, tomando cuidado para que seja a entrada, e não a saída.
  4. A saída , também chamada de output, vai ser ligada na entrada input do amplificador, sendo a mesma entrada onde você ligaria direto a guitarra, sem pedal.
  5. Agora você pode ligar seu amplificador e fazer os ajustes de áudio, de acordo com sua preferência. Uma dica para testar os efeitos do pedal é deixar todos os níveis do amplificador em flat. Assim você consegue sentir o som mais puro.

 

E no caso de ligar vários pedais, criando uma sequência, siga as instruções abaixo.

 

  1. Tenha em mãos cabos apropriados para ligar um pedal em outro. Esses cabos são bem curtos, com poucos centímetros, para facilitar a conexão entre os pedais e também para que se mantenha a qualidade do som. Cabos extensos podem fazer uma perda de sinal entre os equipamentos, comprometendo a qualidade.
  2. Se você for usar um pedal de afinação, ele deve ser o primeiro da sequência. Em seguida, plugue os pedais que criam timbres, como wah-wahs por exemplo, logo depois do pedal de afinação. E em seguida, conecte os pedais que manipulam os timbres, como os overdrive. Essa sequência é uma sugestão, mas muitos músicos preferem dessa forma. Seja como for, você pode alterar a sua sequência para poder criar efeitos personalizados. Faça teste mudando a localização dos pedais e sinta como você os prefere.
  3. Para finalizar a sequência, use os pedais de modulação, como os chorus, no final, ou seja, o que vai ser ligado no amplificador. Isso porque esse tipo de pedal serve para ajustar o som final que vai para o amplificador.
  4. Se seu set for ter muitos pedais, uma boa ideia é usar um único adaptador com hub, que é uma fileira de saídas para compartilhar a energia entre vários pedais. Assim você consegue diminuir a quantidade de adaptadores, manter tudo mais organizado e facilitar a montagem e desmontagem do equipamento.
  5. Usar um pedal board também facilita, e muito, pois mantém todos os pedais organizados e na sequência que você escolheu, ao invés de ter que liga-los um a um toda vez que for usar.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação