Cabo para teclado: tudo o que você deve saber para escolher o melhor

27 de agosto de 2019 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabo para teclado: tudo o que você deve saber para escolher o melhor

Aqui no blog da Sparflex, já falamos sobre como diferentes cabos podem ter diferentes resultados, principalmente na qualidade do som. Mas a alguns dias atrás, conversando com o André, um amigo nosso que é tecladista, ele comentou que uma vez procurou na internet algum artigo que falasse sobre as características de um cabo para teclado, no sentido dele ter qualidade na transmissão do som. Nessa conversa, chegamos a algumas conclusões sobre esse assunto, e agora vamos compartilhar com você!

Som profissional

Sejaem um estúdio de gravação ou em um show, o cabo para teclado tem grande influência. É preciso que o cabo tenha uma construção voltada para qualidade, com matérias-primas e dimensionamentos corretos. Caso contrário, ele pode sim deixar o som menos potente, com menos brilho, o que para o uso profissional causa problemas e prejuízos! Claro que todo o equipamento tem que ser de alta qualidade, mas leve sempre em consideração o papel do cabo na transmissão do som.

Problemas de usar um cabo errado

Nesta questão, seja em uso profissional ou para simplesmente ensaiar em casa, usar um cabo com dimensionamento incorreto, ou que seja voltado para outro uso, como por exemplo um cabo de baixo ser usado no teclado, não vai te oferecer o melhor som, além de causar ruídos. Procure sempre usar o cabo certo para o instrumento, pois eles são fabricados de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada instrumento.

 

Outra questão é sobre usar um cabo com dimensionamento diferentedo necessário. Isso porque, além da possibilidade de ruídos, os cabos também têm um limite que eles suportam de corrente elétrica. Ou seja, se um cabo for usado em equipamento diferente do indicado, você pode ter vários problemas, inclusive incêndio!

Qualidade dos cabos

Na nossa conversa com o André, chegamos a algumas conclusões sobre a qualidade de um cabo para teclado, passando por todas as características. Assim como em cabos para outros instrumentos musicais, o cabo para teclado tem que ter cobre OFHC (livre de oxigênio), com isolação em material adequado, sendo o mais usado o  polietileno, blindagem para evitar interferência de sinais externos, soldas resistentes, capa externa maleável e com resistência, plugs preferencialmente banhados a ouro e, claro, matérias-primas que sejam de alta qualidade.

Extensão

Apesar da extensão do cabo não ser exatamente um problema que afeta sua qualidade, é bom você levar em conta alguns detalhes. Oprincipal é que um cabo muito longo pode te atrapalhar ficando todo enrolado no caminho. Já na questão da transmissão do sinal de áudio, tanto o André quantos outros músicos comentam que preferem cabos com tamanhos entre 1 a 10 metros. Isso porque em tamanhos excessivamente maiores, o sinal pode sim ter perdas, e desse jeito o som não sai na melhor qualidade.

 

Aqui na Sparflex sempre procuramos conversar com nossos parceiros, para que eles passem suas impressões, opiniões e dicas a respeito de cabos, como aconteceu desta vez com o André. É dessa forma que conseguimos sempre produzir cabos que atendam as necessidades dos nossos clientes.

E sobre o cabo para teclado, temos o Nitro Teclado 100, produzido de acordo com normas de qualidade e com o que nossos clientes têm de preferências. Veja mais detalhes no nosso site.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação