Cabo medusa: o que é e suas funções

12 de maio de 2022 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabo medusa: o que é e suas funções

O cabo medusa é um elemento que ajuda a distribuir o sinal de áudio através de fontes sonoras variadas.

Também conhecido como cabo multisom, ele pode ser usado, por exemplo, para a ligação de instrumentos na mesa de som, também para conectar a saída da mesa no computador, entre outras coisas para seu projeto.

Esse tipo de cabo é essencial em shows, apresentações e eventos, por exemplo, ajudando na conexão do sistema de sonorização.

 

Características do cabo medusa

O cabo multisom é uma extensão que possibilita que se ligue distintos instrumentos, sem que para isso você precise ter muitos cabos atravessando o ambiente, causando uma poluição visual ou risco de tropeços. Basta ligar o cabo multisom na mesa de som e depois esticar um único cabo para conectar outros equipamentos.

Dentre as características desse tipo de cabo há a quantidade de vias, que possibilita ligar diversos equipamentos. Há cabos multisom / medusa contendo 5, 8, 12, 20, 28, 48 e mais vias.

Com mais canais, significa que você tem mais liberdade para elaborar seu projeto de som e contar com a praticidade desse cabo. Cada projeto exige uma certa quantidade de vias e é importante escolher o que melhor atenderá ao que precisa.

E as vias da medusa são conectadas a um cabo que é mais grosso (esse conhecido como multicabos). O multicabos ajuda a fazer a transmissão do sinal de áudio sem que haja perda de qualidade. E com isso você não precisa de um monte de cabos no seu sistema de som. Tudo fica mais simples e prático.

O multicabos, do mesmo modo que a medusa, é encontrado com distintas quantidades de vias. Uma dica ao escolher a quantidade de vias tanto da medusa quanto do multicabos é escolher sempre uma quantidade maior do que precisa para seu projeto.

É importante fazer um planejamento antes de escolher seus cabos medusa e multicabos, assim adquire o que realmente precisa.

A medusa pode ser usada para fazer a conexão de equipamentos com saída ou entrada P10, XLR, RCA e P2.

Os cabos medusa são ainda resistentes a temperaturas elevadas.

 

É necessário contar com um profissional experiente para a execução do projeto

Mas é importante que a montagem de um sistema com medusa seja feita por um profissional experiente.

Há projetos que exigirão mais de um cabo medusa, logo, alguém com qualificação técnica pode escolher o tipo com a quantidade de vias ideal e fazer a ligação adequada, garantindo que tudo funcione bem.

 

A importância de um produto de qualidade

Um sistema de sonorização, seja para apresentações, eventos, shows, etc., deve contar com produtos de qualidade, pois isso ajuda a apresentar um som com qualidade, além de também evitar problemas durante a transmissão, dado que são produtos mais confiáveis e duráveis.

Para comprar os melhores cabos e acessórios para medusa do Brasil, conheça a loja da Sparflex. Inclusive, somos a única empresa brasileira que produz cabos medusa com 64 pares.

Nossos produtos são fabricados sob os mais rigorosos processos para garantir sua qualidade, durabilidade e também qualidade para seu projeto.

https://loja.sparflex.com.br/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação