A aula de guitarra tem teoria importante

8 de novembro de 2018 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > A aula de guitarra tem teoria importante

Quando alguém decide fazer aula de guitarra, logo vem a ansiedade de já sair tocando como um profissional! Mas é preciso ter paciência, aprender um pouco de cada vez e treinar sempre. E para quem está ainda bem no começo do aprendizado, nada é mais importante do que um pouco de teoria, onde se encaixam alguns termos necessários para o aprendizado. Veja agora quais são esses termos. Afinal, o aprendizado leva à perfeição!

Afinação

Com certeza nada é pior do que uma guitarra com afinação errada. Como algumas pessoas dizem, parece que pisaram no rabo do gato! Brincadeiras à parte, a afinação deve ser aprendida, treinada e internalizada. Você pode aprender a afinar de ouvido ou usar afinadores eletrônicos. Hoje em dia tem até aplicativo de celular que ajuda na afinação!

Acordes

Entre as técnicas essenciais na aula de guitarra, os acordes talvez sejam os mais fáceis. Para entender melhor, um acorde é a junção de três ou mais notas tocadas ao mesmo tempo. Claro que é preciso treino, mas depois de alguns dias, você consegue dominar os acordes básicos, e aí a coisa fica muito mais divertida!

Símbolos de acordes

Quando um guitarrista experiente vai tocar os acordes em uma música, ele lê os símbolos dos acordes, que você deve identificar como, por exemplo, no caso do Dó:
C = Dó maior
Cm = Dó menor
Csus = Dó suspenso

Os símbolos podem ser bem simples ou complexos, e o ideal é que você aprenda primeiro os simples, claro. Para aprender a tocar um acorde, você pode treinar seguindo um diagrama de acordes.

Diagrama de acordes

O jeito mais fácil de se tocar um acorde, é seguindo um diagrama (e treinando, claro!). Hoje, com a internet, você pode procurar por diagramas, o que é uma ajuda e tanto. No exemplo abaixo, as linhas verticais são as cordas da guitarra, e as bolinhas pretas são as posições dos dedos. Para quem é destro, neste caso são os dedos da mão esquerda.

Existem outros tipos de diagramas, alguns mostrando os trastes e outros recursos, mas o do exemplo acima é o mais básico, ideal para quem está começando a aprender a tocar guitarra.

Tablatura

A tablatura pode ser confundida com um diagrama de acordes, pois também mostra a posição dos dedos nas cordas da guitarra. Mas as tablaturas são mais complexas, e são usadas para melodias e técnicas mais avançadas. Quando você começar a aprender sobre tablaturas, vai perceber que seu avanço está indo de vento em popa!

Dedilhado

Como citado no diagrama de acordes, uma pessoa destra cria os acordes com a mão esquerda, e o dedilhado é feito com a mão direita. Ou seja, é o dedilhado que faz o som sair. Simples assim. Mas é claro que existem diferentes técnicas e padrões de dedilhados, e aqui também vale a dica de quem está começando a aprender guitarra, a ir treinando um de cada vez, do mais simples para o mais complexo.

Picking

Picking é quando você usa uma palheta ou seus dedos para tocar as notas individuais na guitarra. Existem diversas técnicas de picking que você vai aprender na aula de guitarra, algumas que criam efeitos sonoros incríveis. E uma das mais tradicionais é o arpejo, onde você toca as notas individuais de um acorde, uma depois da outra.

Acorde aberto

Esse acorde é um dos mais básicos, e por isso você deve treina-los primeiro, pois com ele já é possível tocar muitas músicas com melodias bonitas e certeiras. O acorde aberto e feito nas 3 primeiras casas da guitarra, contendo cordas soltas.

Sim, essa parte inicial da teoria parece difícil, mas ela é essencial para se tocar bem uma guitarra. Se você ainda não aprendeu esses termos, fale com seu professor, com um amigo que já saiba tocar ou aprofunde seus conhecimentos autodidatas com a ajuda da internet. O importante é você internalizar esses termos, o que vai facilitar, e muito, o seu aprendizado prático.

Aproveite e veja mais artigos interessantes sobre o mundo da música no Blog da Sparflex!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação