3 dicas para ajustar seu produto ao mercado

15 de fevereiro de 2018 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > 3 dicas para ajustar seu produto ao mercado

O ajuste de produtos para o mercado é a regra de ouro para qualquer empresa que trabalha com desenvolvimento de produtos. Muitos especialistas consideram que ou tais ajustes são feitos, ou o projeto falhará. No entanto, definir o ajuste de produtos para o mercado pode ser um desafio para algumas empresas, pois leva tempo e exige uma compreensão profunda do seu público-alvo.

Muitas empresas podem passar meses e até anos fazendo tais ajustes, passando por variações do mesmo produto até que ele se mostre apto a conquistar o mercado e, assim, garantir as vendas. É uma tarefa desafiadora, mas que sempre traz vantagens para a empresa, principalmente na rapidez com que o seu público-alvo percebe o valor do seu produto, levando-o diretamente para a decisão de compra.

Se você trabalha com desenvolvimento de produtos, talvez seja uma boa ideia ver as 3 dicas que melhor se encaixam no processo de ajuste ao mercado.

 

  1. Compreenda as necessidades atuais dos seus clientes e preveja as futuras.

Entender as necessidades do seu cliente demanda tempo e experiência. Se você não conhece o seu cliente, não terá muitas chances de descobrir os ajustes necessários do produto para o mercado. Para obter uma melhor compreensão do seu alvo demográfico, você tem que coletar informações. Para isso, você tem que gastar mais tempo com seus clientes, participar de feiras do seu segmento, pesquisar junto a associações e outros órgãos relacionados com o seu negócio e encontrar um mentor no mercado que possa ajudá-lo a entender melhor seu público, as necessidades deles, e também o seu próprio negócio. Isso permite que você obtenha informações extremamente valiosas, e também conexões inestimáveis, tudo para obter um sentido inerente às necessidades da indústria. Desenvolver uma compreensão profunda dos problemas enfrentados pelos seus clientes permite que você se relacione melhor com eles e, em última análise, ajuda a criar confiança e credibilidade.

 

  1. Concentre-se em uma proposição de valor significativa.

Limitar seu conjunto de recursos para apenas o único recurso que será o mais válido e valioso de todos é difícil, mas é uma necessidade absoluta. Para determinar qual o recurso que você deve inicialmente se concentrar em gastar tempo, como por exemplo uma conversa mais próxima com os clientes, analise as principais tendências emergentes no seu setor e examine as áreas onde os concorrentes não conseguem resolver problemas. Os recursos auxiliares podem vir depois, pois seus clientes estarão dispostos a esperar se o seu produto resolva um dos principais pontos dolorosos que enfrentam.

 

  1. Crie credibilidade.

Uma das melhores maneiras para criar credibilidade sobre seus produtos, ou mesmo sobre sua empresa, é oferecer uma história para seus clientes e prospects. Os clientes querem saber como seu produto ou serviço vai dar sentido a eles e a maneira mais fácil de fazer isso é injetar suas necessidades na história da sua marca. É a mesma técnica utilizada pelo marketing, que aponta para o público-alvo da empresa quais os benefícios do produto e da empresa, e como eles auxiliam tal público na resolução de seus problemas.

 

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação