O que é CFTV e sua importância na segurança

6 de dezembro de 2018 por na categoria Revenda com 0 e 0
Home > Blog > Revenda > O que é CFTV e sua importância na segurança

CFTV é uma sigla para Circuito Fechado de TV, um sistema de segurança onde é possível monitorar áreas através de câmeras ligadas a monitores. Além de exibir as imagens das câmeras, o sistema de CFTV também possibilita a gravação dessas imagens.

 

Historicamente, o CFTV foi usado pela primeira vez na Alemanha, em 1942. A empresa responsável pela instalação foi a Siemens AG, através de seu engenheiro Walter Bruch, para monitorar o lançamento de foguetes. Nos anos seguintes, o CFTV passou a ser usado por governos, polícias e empresas de segurança, mas a tecnologia ainda não permitia a gravação das imagens, e assim era preciso que pessoas olhassem os monitores constantemente. Mas os avanços tecnológicos na década de 1970 possibilitaram a gravação, que eram feitas em vídeos-cassete, e na década de 1990 já eram usados computadores para isso. O CFTV então passou a ser mais acessível, e se espalhou para o uso residencial no mundo todo, como uma forma de manter os patrimônios e pessoas mais seguros. Hoje esse sistema é usado para diversos outros fins, principalmente no âmbito de estudos, como por exemplo monitoramento viário, ambiental e até mesmo comportamental.

Vantagens de segurança

As câmeras de CFTV podem ser usadas praticamente em qualquer lugar. É dessa forma que as empresas de segurança atualmente podem monitorar ações em tempo real e remotamente, com o uso da internet. Ou seja, quando algum perigo ou anormalidade é percebido, as equipes de segurança podem ter uma resposta muito rápida.

 

Com a atual tecnologia, as imagens podem ser gravadas e, sempre que necessário, acessadas para análise posterior. Assim é possível identificar suspeitos, saber o que causou um acidente e outras infinidades de situações.

 

O sistema de câmeras também ajuda a inibir criminosos, pois eles podem ser reconhecidos ou dar indicações de seu trajeto, o que facilita para as autoridades os encontrarem.

Diferenças entre os sistemas atuais

Hoje, o CFTV possui dois sistemas diferentes, sendo o analógico e o digital. Em sua origem, o sistema foi criado no meio analógico, com câmeras convencionais ligadas a uma central com o uso de cabos coaxiais, os mesmos que eram usados nos vídeos-cassete. Mas com a crescente tecnologia digital, o CFTV ganhou uma nova oportunidade, com o uso de câmeras com IP ligadas à central por cabos de rede.

 

As principais diferenças entre os dois sistemas são:

 

 

 

 

  • O sistema analógico ainda é o mais utilizado e seu custo é menor que o digital, com boa qualidade de imagem, mas só pode ser acessado localmente.
  • O sistema digital permite o monitoramento remoto, inclusive com acesso às imagens em celulares, o que permite ações de segurança mais rápidas. O custo é maior por causa da tecnologia envolvida. Tem definição de imagem superior ao analógico, o que se torna essencial quando há a necessidade de imagens mais detalhadas ou com maior zoom de aproximação.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o custo do sistema digital tende a diminuir, e ele pode se tornar o mais usado em um curto espaço de tempo.

 

O sistema de CFTV, analógico ou digital, requer equipamentos confiáveis, inclusive no cabeamento, para a transmissão fiel de imagem e som. E nesse quesito, a Sparflex fornece os melhores cabos para CFTV. Entre em contato com nossa equipe e faça seu orçamento.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação