O protocolo Devicebus pode auxiliar nas suas vendas de cabos

10 de janeiro de 2019 por na categoria Revenda com 0 e 0
Home > Blog > Revenda > O protocolo Devicebus pode auxiliar nas suas vendas de cabos

Sistemas automatizados, conexão constante entre todo o maquinário do chão de fábrica e controle total dos processos da linha de produção já são uma realidade em grande parte das indústrias de diferentes setores. Se antigamente os protocolos eram conferidos de maneira manual e com pouca preocupação com o detalhamento de informação apresentadas, hoje em dia essas conferências já são feitos de maneira muito mais automatizada e precisa, garantindo a segurança e a qualidade dos mais variados processos. Esse nível elevado de cuidado está gerando um novo nicho de mercado, as redes industriais. Em geral essas redes são separadas em 3 grandes grupos de protocolos, o Sensorbus, o Devicebus e o Fieldbus. Iremos abordar quais os detalhes de cada uma dessas redes e destacar como os revendedores de cabos podem aproveitar essa tendência de mercados para fechar mais negócios e ampliar seu faturamento.

Conhecendo a rede industrial

Como mencionado anteriormente, as redes industriais precisam contar com uma grande qualidade em termos de informação transmitida, além de uma velocidade elevada de transmissão de dados, garantindo que os gestores tenham total controle dos processos em tempo real. Para garantir que o esse tipo de controle elevado aconteça, é necessário utilizar equipamentos e outros receptores de alta qualidade, fazendo com que a informação chegue sem nenhuma falha e sem ruídos. A qualidade do cabeamento também é importante para garantir a transmissão de dados, entre diferentes setores da empresa, facilitando todo o processo de comunicação. Para organizar todos os dados, são criados modelos de protocolos que auxiliam na conferência e garantem que as informações sejam transmitidos de maneira adequada para todas as áreas.

As redes industriais são separadas em 3 grupos de protocolos, sendo eles:

Sensorbus

O Sensorbus é responsável por conectar sensores e diferentes aparelhos de medição com algum computador local que fará a interpretação dos dados. Como são compostos por informações menos complexas e percorrem distâncias mais curtas, os níveis de processamento e transmissão de dados não precisam ser tão elevados, porém é necessário garantir que os equipamentos estejam bem calibrados para que a fidelidade dos dados apresentados seja compatível com o desejado.

Devicebus

Já o Devicebus é um tipo de protocolo que conecta as informações dos sensores e transmite para o Fieldbus, onde essa informação poderá ser processada e interpretada. Esse protocolo tem como principais características a quantidade elevada de informação que é transferida e a distância que ela pode percorrer de maneira rápida. Vale ressaltar que para garantir a qualidade dos serviços do Devicebus, é necessário que toda a infraestrutura da empresa esteja de acordo com os protocolos e normas estabelecidas.

Fieldbus

Por fim, o fieldbus é responsável por receber as informações vindas do Devicebus e do Sensorbus e analisar cada uma delas, gerando informações complexas que podem ser interpretadas por membros da equipe. Os sistemas e protocolos quando calibrados de forma adequada, possibilitam que linhas de produção inteiras funcionem de forma remota, ou até mesmo automatizada, fazendo com que os custos de produção fiquem menores.

Esses foram apenas alguns dos modelos de protocolos existentes nos dias de hoje e a indústria pode utilizar algumas combinações deles para garantir o bom funcionamento de seus processos internos. Além das aplicações destacadas, os protocolos podem ser utilizados para outros fins, garantindo uma maior flexibilidade para industrias dos mais variados ramos.

Como os revendedores de cabos vão faturar mais vendendo os cabos Devicebus?

Como você pode perceber por esse texto, os cabos específicos para rede industrial são de alta performance e precisam contar com um grande nível de fidelidade de informação e alta velocidade de transmissão. A revenda de cabos que investir em uma comunicação mais específica para esse mercado, encontrará grandes oportunidades para ampliar sua gama de clientes, já que diversas áreas da indústria estão optando por redes cada vez mais precisas e automatizadas.

Além disso, como essa tecnologia é relativamente nova, muitas das empresas ainda estão implementando os modelos de protocolo Devicebus, existindo assim uma grande mercado para ser explorado pelos revendedores de cabos de todo o Brasil.

Aproveite essa proximidade com seus novos clientes e já ofereça outros de seus produtos, fazendo com que seu novo cliente conheça outros de seus cabos específicos, como o cabo para alarme de incêndio por exemplo.

A Sparflex tem os cabos mais adequados para o sistema Devicebus. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação