Tome cuidado com seus ouvidos

9 de novembro de 2017 por na categoria Áudio com 1 e 1
Home > Blog > Áudio > Tome cuidado com seus ouvidos

Quem é músico sabe da importância de se ter uma boa audição, tanto para afinar os instrumentos quanto para perceber a qualidade musical. Mas para isso todo músico deve prestar muita atenção nos problemas auditivos, ainda mais se costumam ensaiar muito ou participar de shows. Afinal, como você deve saber, eles são parte importante para a música e para a saúde em geral.

O primeiro cuidado é perceber se sua audição está sendo afetada. Isso é bem simples de se fazer, bastando prestar atenção nos seguintes sintomas:

  • você não está escutando direito
  • percebe que às vezes não entende o que as pessoas falam
  • escuta zumbidos
  • não tolera sons intensos
  • pode sentir tontura, dores de cabeça e irritação

 

Caso você esteja com alguns desses sintomas, procure um médico otorrinolaringologista para que ele avalie os danos na sua audição e proponha tratamentos.

Também é essencial que você saiba os limites de tolerância em decibéis que seus ouvidos podem aguentar de ruído. Veja a seguir:

85 / 8 horas

86 / 7 horas

87 / 6 horas

88 / 5 horas

89 / 4 horas e 30 minutos

90 / 4 horas

91 / 3 horas e 30 minutos

92 / 3 horas

93 / 2 horas e 30 minutos

94 / 2 horas

95 / 1 hora e 45 minutos

98 / 1 hora e 30 minutos

100 / 1 hora

102 / 45 minutos

104 / 35 minutos

105 / 30 minutos

106 / 25 minutos

108 / 20 minutos

110 / 15 minutos

112 / 10 minutos

114 / 8 minutos

115 / 7 minutos

 

E agora fique por dentro de como tomar cuidados com seus ouvidos para que eles continuem sempre saudáveis.

 

Invista em protetores auriculares

Esses protetores, também chamados de plugs de ouvido, são pequenas maravilhas. Eles servem como uma barreira contra as ondas sonoras que afetam os tímpanos. Algumas pessoas podem achar que com os plugs não vão conseguir escutar direito o som, mas é só uma questão de costume. No final, o resultado musical é o mesmo, mas com sua audição protegida.

 

Deixe o som dentro de um limite

Todo o seu equipamento de som, incluindo caixas de som, amplificadores e PAs, devem ficar dentro de um limite de volume. Quando o som fica no máximo, ele sai em uma frequência que machuca os ouvidos, além de ficar estourado. Então o certo é deixar o volume médio, nem alto nem baixo, tanto em um estúdio como em um palco.

Faça ensaios e gravações mais curtas

Quem toca um instrumento sabe que no momento de um ensaio o tempo voa. Parece que 1 hora passa em 10 minutos! E no caso de um ensaio ou gravação precisar de som alto, é aí que você deve encurtar o tempo. Vale a dica dos plugs de ouvido e de deixar o som no limite de segurança, mas o tempo também é importante. O ideal é tocar por períodos curtos, como 1 hora no máximo, e depois descansar por pelo menos 10 minutos em um local silencioso, de preferência ao ar livre ou em um espaço ventilado.

 

Cuidado com a cera

Todos nós temos cera dentro dos ouvidos. Elas são produzidas pelo nosso organismo como uma proteção contra corpos estranhos. Mas às vezes a cera vai se acumulando dentro dos ouvidos e assim ela pode prejudicar a audição perfeita, pois fica uma barreira entre o tímpano e o som exterior, o que para os músicos significa ter que aumentar o som. Como já dissemos, procure um médico para avaliar seus ouvidos. Ele pode indicar o uso de medicamentos para derreter a cera em excesso, e assim sua audição vai ficar bem melhor, até com o som mais baixo!

Cuidado com outras fontes de ruído

Sim, o barulho está por toda parte e infelizmente temos contato com coisas barulhentas todos os dias. São motores de veículos, buzina, britadeiras, serras, etc… Às vezes não tem como fugir disso tudo, mas pelo menos tente abafar os ruídos. Para isso, os plugs de ouvido voltam a ser a dica principal, mas também vale fechar janelas e portas.

1 comentário

  • Aiko Muramatsu
    on 20 de novembro de 2017 Responder

    Excelente matéria. Eu toco bateria e guitarra faz mais de 20 anos e sempre me preocupei com minha audição. Mas mesmo sabendo de alguns cuidados, nunca tinha me atentado para essa tabela de decibéis.
    Ah, eu tenho o cabo Nitro 100 da Sparflex faz uns 5 anos e acho ele perfeito!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação